ASSU RN-Nível de confiança cai e afeta intenção de investimentos


168585A retração econômica do país e o baixo faturamento acumulados em 2015 trouxeram ao setor de comércio e serviços um sentimento quase unânime: a falta de confiança no mercado. De acordo com o SPC Brasil, em relação as vendas para o Natal, considerado um dos melhores momentos das vendas de fim de ano, 71% dos empresários brasileiros não pretendem investir em seus estabelecimentos. Com estoques carregados, equipes reduzidas e despesas enxutas, em solo potiguar, o cenário será semelhante.

Júnior SantosHudson Alex: Apesar das adversidades, há quem aposte em expansão nas vendas, ainda que tímidaHudson Alex: Apesar das adversidades, há quem aposte em expansão nas vendas, ainda que tímida

 

Segundo Derneval Júnior, da Associação de Lojistas do Midway Mall, o maior empenho dos empresários, atualmente, tem sido evitar um total desmanche dos  quadros de funcionários. “Todo mundo está lutando para não demitir. Já estamos enxutos, tentando manter as despesas dentro do que se pode honrar. O mercado está muito duro e isto já vem ao longo do ano. O fato de não pensar em vagas temporárias ou novas contratações é pura precaução, para não gerar custo desnecessário”, salientou.

Para esta reportagem, a TRIBUNA DO NORTE procurou as grandes redes varejista e shoppings da capital. Entre os que enviaram respostas, o planejamento para oferta de vagas será mínimo. A Via Varejo que administra as Casas Bahia, informou que está dimensionada para atender a demanda, como nos anos anteriores e que, neste momento, não avalia ser necessária a contratação de funcionários temporários. C&A,  Walmart, Natal Shopping e Partage Norte Shopping ainda não possuem estimativas para contratações temporárias.

A perspectiva é confirmada também pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos últimos doze meses, o Rio Grande do Norte fechou 7.497 postos de trabalho, tendo um saldo negativo – admissões vs demissões – de 484 vagas para o comércio no mês passado. No mesmo período de 2014, o segmento acumulava saldo positivo de 527 empregos.

Crescimento

Apesar deste quadro adverso, há quem aposte em crescimento, mesmo que tímido. “Esperamos um crescimento de 3% à 5%. Se vender o que vendeu no ano passado, já é o suficiente. Ainda temos datas comemorativas e o Black Friday, que já tornou-se o 2º melhor período do ano e é extremamento positivo para fechar o faturamento”, disse Hudson Alex, gerente do Atacadão dos Eletros. Sobre contratações, contudo, ele não projeto possibilidades. “Estamos sem perspectiva para um solução política-econômica do país. Não é o momento”, afirmou.

E, entre os que vão investir, já há estratégias definidas. De acordo com a pesquisa da SPC Brasil, esse número corresponde à apenas 29%. No entanto, deste percentual, 54% pretende aumentar a variedade de produtos/serviços, 37% ampliará seu estoque e 29% apostará na divulgação da empresa. Nessa esteira, há também 19% que vão melhorar a infraestrutura institucional e 18% contratatarão mais funcionários, apostando no aumento da demanda.

Para o professor de Sistemas de Remuneração e Carreira da Faculdade Maurício de Nassau, Roosevelt Bezerra, essa necessidade de aumentar as vendas e tais estratégias mudam também o perfil dos profissionais requisitados. “A grande dificuldade das empresas, hoje, é vender. Os faturamentos diminuíram consideravelmente e isso tem incluído maus resultados para a arrecadação tributária. O comércio vai ter que buscar funcionários para a promoção de produtos. Não vejo perspectiva para cargos de liderança, no momento atual, porque custam alto, mas, as vagas tática/operacionais, de marketing, publicidade, ganham força”, analisou.

Sine tem vagas com carteira assinada

A procura por vagas de trabalho em um cenário de pouca oferta e alta demanda pode ser auxiliada. Uma destas opções é o Sistema Nacional de Empregos (Sine), que no Rio Grande do Norte é filiado e coordenado pelo Governo do Estado. Nesta semana, o órgão oferecia 339 oportunidades na capital potiguar, Grande Natal e Mossoró.

Júnior SantosVanessa: Há mais expectativas por oportunidades no turismoVanessa: Há mais expectativas por oportunidades no turismo

“Temos um quadro de vagas bom, com diversas áreas, todas com carteira de trabalho. O nosso papel é justamente essa intermediação, entre o profissional e o empresário. E, para este fim de ano, há a expectativa por ofertas na área do turismo, com a rede hoteleira. No caso do setor de comércio e serviços sabemos que não há tantas perspectivas, pelo atual momento da economia, mas, vamos fazer um trabalho para ir em busca destes segmentos”, frisou Vanessa Figueiredo, coordenadora do SINE/RN.

Ainda conforme a titular do órgão, apesar dos índices de desemprego que diversos setores da economia potiguar vem registrando, quem está fora do mercado não deve se acomodar com a situação. “O trabalhador precisa se inscrever, não pode ficar em casa, recebendo seguro, porque é uma corrida contra o tempo. Hoje, nosso quadro do seguro desemprego é o dobro dos inscritos para intermediação de mão de obra. Isto não pode ocorrer. Trabalho é uma oportunidade que não pode ser perdida”, salientou Vanessa.

O destaque é compartilhado também por Celys Bezerra, consultor de RH. “Os candidatos que quiserem obter sucesso neste ano deverão entregar os seus currículos atualizados, cuidar da aparência, se preparar para as entrevistas. Tem que ir em todas as opções possíveis, para que isso possa contribuir para a sua contratação. A concorrência deste ano será bem superior aos demais anos. Isto é certeza”, declarou.

Bate-papo

Roosevelt Bezerra – Professor de Remuneração e Carreira na Faculdade Maurício de Nassau

Como está o mercado de trabalho atualmente no RN?

O emprego no RN, o mercado de trabalho daqui, tem a mesma projeção do nacional. A expectativa dos empresários é de que as vendas vão ser baixas. Então, não existe programação para fazer grandes contratações. E, isto já se observa em empresas de shopping e outros segmentos, sem aquecimento, muito em virtude do poder de compra das famílias, que diminuiu.

Quais os fatores para essa diminuição da compra/venda?

Muitas famílias fizeram investimentos de médio e longo prazo, pelos bons momentos anteriores, e estão pagando essas parcelas. Atrelado a isso, aumento dos juros, inflação e tributação, que recai no preço do produto e desaquece a procura. E a crise.

Teremos contratações?

Os empresários vão sentir o mercado e reagir de forma reativa, ou seja, se as vendas forem boas, partem para a contratação. Não existe mais uma visão proativa, de preparação para buscar candidatos, fazer grandes investimentos.

E de que forma isso vai afetar quem procura emprego?

A perspectiva é de dificuldades e concorrência muito maior. Teremos muito mais uma questão de oferta do que demanda de trabalho. Temos muitos candidatos capacitados que estão desempregados e uma disputa acirrada. A busca para ter sucesso depende da qualificação profissional. As empresas vão selecionar e buscar pessoas com conhecimento.

E o que esperar para 2016?

A projeção para 2016 é que não continuemos nessa curva descendente. A economia tende a se estabilizar, mas, a recuperação não vai ser rápida. Isso é certeza. O índice de desempregados é alto, as novas vagas vão ser poucas, então, quem ficou sem emprego vai levar um tempo para se realocar no mercado.

O turismo é um segmento que pode contribuir?

O turismo e os serviços é uma questão que se for bem planejada, influencia toda a economia potiguar. O dólar favorável, com a questão internacional, se tivermos a competência para divulgar nossos atrativos para quem está no exterior, chegando até eles, é uma boa para o RN, porque somos um dos principais destinos brasileiros nesse setor. Para o turismo interno, porém, não é um cenário muito propício.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.