Assú RN; Mensagens de Odebrecht expõem o vale-tudo


OdebrechtZanoneFraissatFolha

Por JOSIAS DE SOUZA

Existe a Odebrecht e existe a “Odebrecht”. Existe a maior empreiteira do país e existe tudo o que está implícito quanto se diz “Odebrecht”. É uma entidade além dos canteiros de obras. É o poder sem trono, que usa o Brasil como laboratório dos seus excessos.

A “Odebrecht” está furiosa com a divulgação das mensagens que a Polícia Federal fisgou no celular do seu presidente, Marcelo Odecrecht. Acha que foi um desserviço. Algo que apenas confunde a opinião pública com interpretações distorcidas e descontextualizadas.

Os textos revelam a inquietação do mandachuva da Odebrecht com a Lava Jato. Neles, encontram-se preciosidades como a referência a um Plano B associado às iniciais da operação policial: LJ. Está escrito “trabalhar para parar/anular (dissidentes PF…)”.

Sérgio Moro, juiz da Lava Jato, deu prazo para que a empreiteira se explique. Achou “perturbadora” a insinuação de que silvérios da PF seriam usados numa trama para melar a apuração do escândalo que expõe as vísceras da promiscuidade que marca as relações do capital privado com o poder estatal.

O doutor Moro exagera. Apinhadas de referências a políticos e de orientações heterodoxas —“vazar doações de campanha”, “asseguraremos a família” e “vamos segurar até o fim”— as mensagens de Marcelo Odebrecht não são perturbadoras nem tranquilizadoras. São apenas dados de um fenômeno.

A Odebrecht conseguiu, por meio do seu presidente preso, a proeza de se dissociar das ações da “Odebrecht”, de se manter incólume a si mesma. O que as mensagens do celular do mandarim da Odebrecht informam, com outras palavras, é que a “Odebrecht”, espécie de benemérita das campanhas, considera-se indultada pelos serviços prestados à democracia. Seus negócios têm todo o direito de recorrer ao vale-tudo. E seus líderes não devem nada a ninguém. Muito menos explicações.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3gcKeX1Zb



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.