(1) O primeiro e mais natural significado é o mais básico da palavra, ou seja, aquela reação química que ocorre entre um combustível e uma fonte de calor que provoca uma chama quente. Vejamos o uso em um texto bíblico: “Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos” (Gênesis 22:6). Abraão e Isaque, indo para o local em que iria haver o sacrifício de holocausto (oferta queimada), levaram ali uma pequena chama que era responsável por começar uma fogueira.

(2) O fogo na Bíblia também é usado como comparação da força das atitudes de Deus. Por exemplo, a atitude de zelo de Deus pela Sua grandeza e glória é comparada a um fogo destruidor, ou seja, a atitude de Deus diante daqueles que o trocam por outros deuses é comparada a um fogo capaz de causar destruição: “Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso” (Deuteronômio 4:24).

(3) O fogo na Bíblia também é usado como uma figura de linguagem para guerra, vingança e maldição. Vejamos este texto: “Mas, se não, saia fogo de Abimeleque e consuma os cidadãos de Siquém e Bete-Milo; e saia fogo dos cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, que consuma a Abimeleque” (Juízes 9:20). O fogo aqui é aplicado como um “se levantar contra”, “guerrear”, “vingar-se”. Era um tipo de maldição que Jotão lançou sobre aquelas pessoas que apoiaram Abimeleque, que matou os setenta filhos de Gideão. Portanto, fogo no sentido de guerra, ruína, maldição.

(4) O fogo também é usado para demonstrar os castigos que os perversos sofrerão. Vejamos: “Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice” (Salmos 11:6). Aqui o foco é em um castigo duro dado por Deus aos perversos.

(5) O fogo também é usado em alguns textos como figura de provação dura que o servo de Deus pode sofrer na sua vida pela vontade de Deus: “fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso” (Salmos 66:12)

(6) O fogo na Bíblia é muito usado também como figura da ira de Deus sendo derramada. Claro, estamos falando aqui da justiça de Deus que é derramada pela sua ira, já que Deus não pode ficar irado de forma pecaminosa como nós humanos: “Ouvindo isto, o SENHOR ficou indignado; acendeu-se fogo contra Jacó, e também se levantou o seu furor contra Israel” (Salmos 78:21).

(7) Fogo também foi usado como figura da tentação do adultério, ou seja, de um homem casado ousar estar com outra moça: “Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem?” (Provérbios 6:27). Aqui o sentido é de alguém brincar com o fogo da tentação achando que não vai se queimar.

(8) O fogo também foi usado em um sentido amoroso. Como figura de um amor muito forte sentido por um casal: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas” (Cantares 8:6). Aqui o foco é mostrar um amor poderoso como chamas de fogo incandescente numa brasa.

(9) O fogo na Bíblia é usado muito também como figura do juízo e condenação de Deus que será derramado sobre os ímpios: “Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 3:10). Aqui João Batista fala sobre o juízo de Deus que virá sobre os que não se arrependem de seus pecados.

(10) Fogo como figura da condenação eterna também é muito usado na Bíblia. Vejamos mais um texto: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).

(11) Um uso bastante único de fogo é encontrado em Romanos 12:20, onde o fogo é usado como figura de alguém que ficaria envergonhado: “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”. Nesse texto o fogo é aplicado como uma figura de quando alguém fica vermelho de vergonha, nesse caso, o inimigo que foi ajudado mesmo sem merecer.

(12) O julgamento de Deus (avaliação) sobre os atos (obras) dos homens também é exemplificado usando o fogo: “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará” (1 Coríntios 3:13). O fogo é muito usado para purificação de metais. Quando são derretidos, o fogo consegue separar as impurezas existentes nos metais, assim, elas ficam evidentes. O sentido aqui é esse.

(13) Em Tiago 3:6 o fogo é usado como exemplificação do poder propagador que as palavras têm: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (Tiago 3:6). A característica do fogo (literal) de se propagar é usado aqui como exemplo de que a língua faz propagar palavras destrutivas se as pessoas deixarem.

(14) Se o fogo é usado sobre o metal para derretê-lo e fazer aparecer as impurezas, ele também é usado como figura de que fará aparecer o verdadeiro metal (purificado e valoroso), ou seja, a fé valorosa dos servos de Deus: “para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:7).

(15) Por fim, o fogo na Bíblia também representa a morte espiritual final, ou seja, a total distância de Deus pela eternidade, quando os ímpios receberão plenamente o justo castigo de Deus e viverão em sofrimento eterno: “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (Apocalipse 20:14). A realidade desse lago de fogo mostra aqui o fogo sendo usado para demonstrar uma punição eterna terrível.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivoCOMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais

Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão