A APALAVRA DO DIA -O ORGULHO PRECEDE A QUEDA


O ORGULHO PRECEDE A QUEDA

“Visão de Obadias: Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra. Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado. A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra? Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o Senhor. Se viessem a ti ladrões ou roubadores de noite (como estás destruído!), não furtariam o que lhes bastasse? Se a ti viessem os vindimadores, não deixariam alguns cachos? Como foram buscados os bens de Esaú! Como foram esquadrinhados os seus esconderijos! Todos os teus confederados te levaram para fora dos teus limites; os que gozam da tua paz te enganaram, prevalesceram contra ti; os que comem do teu pão puseram debaixo de ti uma armadilha; não há em Edom entendimento. (…) Por causa da violência que feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre”. Obadias 1-7; 10.
A passagem de hoje foi extraída do menor livro da bíblia: Obadias. No entanto, a lição que os versículos trazem é grande e valiosa! Esta passagem fala do orgulho, e mostra como o orgulho precede a queda.
A nação de Edom estava sendo avisada, pelo profeta Obadias, a respeito de sua destruição iminente, por causa de sua arrogância e orgulho. A população de Edom era considerada irmã de sangue dos israelitas, pois Israel descendeu de Jacó, e Edom de Esaú. Em um momento de crise militar, os israelitas solicitaram a ajuda de Edom, no entanto aquele povo se achava superior demais, “bons” demais para se prestar a esse serviço e se recusaram a prestar socorro aos seus “irmãos”.
A situação de guerra é bem estranha para nós, principalmente nos dias de hoje. No entanto, o orgulho é um defeito sempre presente entre os homens. Temos uma tendência a alimentar nosso ego. Gostamos de elogios, nos sentimos bem quando fazemos algo e somos reconhecidos, apreciados, premiados, enfim, valorizados. Tudo o que destaca uma pessoa, em detrimento de outras, em um sentido positivo alimenta o ego.
É preciso estar atento e vigiar quanto a isto. Deus aprecia a humildade e se aborrece dos orgulhosos. O orgulho nos impede de pedir perdão, de prestar socorro a alguém, de admitir nossos erros. O orgulho faz com que o homem se sinta grande, e quanto maior o homem se considera, tão mais ele se distancia de Deus. Vale lembrar que o orulho fez Lucifer cair do céu, e que na lista de coisas que o Senhor odeia o primeiro item é olhos altivos  (Pv. 6:16-19).
Sendo assim, devemos sempre vigiar, e orar para que o Senhor revele o orgulho oculto em cada um de nós. Boas ações, gestos nobres, o trabalho para a obra de Deus não são motivos para recebermos honrarias e destaque entre os outros irmãos, pois ao fazermos estas coisas estamos apenas cumprindo nossa obrigação como cristãos. Se você reconhece que há orgulho em seu coração, ajoelhe-se aos pés do Senhor e peça perdão. Ele pode te transformar em uma nova pessoa e colocar, em você, a humildade necessária para chegar aos braços do Pai.
*Leia mais sobre orgulho na bíblia em: http://www.bibliaon.com/orgulho/
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.