ALTO DO RODRIGUES RN-Prepare sua casa para um inverno livre de alergias


A menos de dois meses do inverno, quem sofre com alergias e problemas respiratórios já começa a sentir a piora dos sintomas. As mudanças climáticas são responsáveis por parte do problema: as temperaturas ficam mais baixas, a umidade aumenta e o sistema respiratório é diretamente afetado. Entre as doenças mais comuns nesta época estão a rinite alérgica e a asma. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), a asma atinge entre 10% e 25% da população brasileira.

Origem dos problemas respiratórios pode estar dentro de casa

Ainda que a mudança de estação afete as pessoas que sofrem com alergias, asma, rinite e bronquite, o agravamento dos sintomas está dentro das residências.  Da poeira visível acumulada nos cantinhos aos ácaros que vivem em almofadas, colchões, sofás e outros objetos; é preciso reforçar a limpeza doméstica nas estações mais frias. Quem explica é Rosaly Santos, alergologista da Otorrinos Curitiba: “Os maiores vilões estão no dormitório do paciente alérgico, como colchões, travesseiros e roupas de cama.  Os ácaros se alimentam especialmente da descamação da pele humana e também de mofo. Por isso o colchão, em especial, é um grande reservatório deles. Calcula-se que devam existir de 500 mil a 2 milhões de ácaros no interior de um colchão, independentemente das condições de higiene da casa”, destaca a especialista.

Outro fator prejudicial à saúde dos alérgicos durante o outono e o inverno é a falta de ventilação nas residências. Com temperaturas baixas do lado de fora, as pessoas preferem não abrir as janelas, impedindo a troca do ar e o equilíbrio da umidade dentro de casa. “A umidade ajuda na proliferação do ácaro. Condensação nas janelas é um sinal de que a umidade está alta dentro de um cômodo. É fundamental aumentar a ventilação da casa e, sempre que possível, deixar a luz do sol entrar, abrindo também as portas de armários por algumas horas todos os dias”, conta Rosaly.

Como ter uma casa livre de alergias?

Casa livre de alergias precisa de cuidados diários. Ventilação, limpeza e boa iluminação são essenciaisCasa livre de alergias precisa de cuidados diários. Ventilação, limpeza e boa iluminação são essenciais

Eliminar os ácaros é uma tarefa que exige cuidados diários por parte dos alérgicos e passa por vários pontos: ventilação, trocas regulares de toalhas e roupas de cama, higienização de tapetes, cortinas e estofados.  Confira algumas dicas da Dra. Rosaly Santos:

– Use capas impermeáveis fechadas no colchão e no travesseiro (napa, PVC ou similar), que também deverão ser limpas regularmente. As capas podem ser compradas nas lojas especializadas em produtos para alérgicos. Os ácaros se instalam na espuma dos colchões e travesseiros por serem locais quentes, úmidos e com alimentos à vontade (fungos e descamação da pele humana), e vão para a roupa de cama, onde deixam suas fezes ricas em alérgenos. As capas impedem que eles saiam da espuma e que mais ácaros colonizem o local.

– Troque a roupa de cama uma a duas vezes por semana. Use edredom e evite cobertor de pelo. Lave as roupas de cama e edredons com água quente. A água aquecida a mais de 45° C mata os ácaros.

– Lave os casacos antes dos meses frios (se possível com água quente). Também é importante para remover os ácaros que estão nestas roupas.

– Evite livros, papéis, bichos de pelúcia ou outros objetos que acumulem poeira no quarto de dormir. Todos esses objetos soltam estas partículas no ar quando manipulados. Bichos de pelúcia nunca devem ficar na cama.

– O piso de toda a casa deve ser liso e limpo diariamente. Evite vassoura e espanador, pois eles só levantam a poeira no ar.

Eletrodoméstico Vivenso elimina ácaros e promove mais saúde

Eletrodoméstico multifuncional, o Vivenso promove melhora da saúde e qualidade de vida para pessoas alérgicasEletrodoméstico multifuncional, o Vivenso promove melhora da saúde e qualidade de vida para pessoas alérgicas

Fabricado na Alemanha, o Vivenso é um eletrodoméstico multifuncional que se destaca quando o assunto é higienização da casa. Gerson Marçal, CEO da PRO-AQUA Latinoamérica, explica que com apenas três litros de água o equipamento faz a limpeza de toda a residência: “o Vivenso dispensa o uso de vassoura, aspirador de pó, pano úmido. Nosso sistema usa um filtro de água, para onde vai toda a sujeira, sem retornar ao ambiente”.

A dificuldade de manter tapetes, cortinas, colchões e almofadas sempre limpos é facilmente resolvida com o uso do Vivenso, como destaca Marçal: “O Vivenso penetra até 25 cm em colchões, travesseiros e almofadas, removendo 99,99% dos ácaros. O equipamento completo possui acessórios para limpeza de estofados, cortinas, piso, tapetes, janelas e áreas molhadas da residência. A limpeza é mais rápida e econômica. Além disso, a remoção dos ácaros promove a melhora dos sintomas alérgicos, especialmente nas estações mais frias do ano”.

Além de proporcionar a limpeza efetiva das residências, o eletrodoméstico possui outras duas funções que também contribuem na redução dos problemas alérgicos e respiratórios. Uma delas é o sistema de purificação do ambiente: o filtro de água retém todas as partículas e micro-organismos suspensos no ar e serve como aromatizador – a PRO-AQUA conta com uma linha de essências naturais enriquecidas com Florais de Bach. “Outra utilização do Vivenso muito benéfica para a saúde é a inalação a seco, com o uso de óleos essenciais que são colocados dentro do filtro de água. A essência de eucalipto, por exemplo, tem ação expectorante e ajuda a relaxar a musculatura dos brônquios, aliviando a tosse, o chiado e a falta de ar”, finaliza Marçal.

Para conhecer de perto a praticidade do Vivenso, agende uma demonstração gratuita.
Vivenso Brasil
www.vivenso.com.br
0800 608 3333

Logo Vivenso

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.