ALTO DO RODRIGUES RN-A foto histórica mostra Monsenhor Honório ao lado da família Rodrigues, fundadora do Alto do Rodrigues. A foto foi tirada no ano de 1942.


os de histórias bem vividas!

Nos 54 anos de história do nosso município, nosso Blog embarca no túnel do tempo e traz belas memórias de uma cidade boa de se viver.

Como tudo começou…

Joaquim Rodrigues, fundador da cidade do Alto do Rodrigues:

A cidade do Alto do Rodrigues foi fundada por Joaquim Rodrigues Ferreira, Filho de Portuguesa nasceu em 1827 na fazenda Boa vista.
A foto histórica mostra Monsenhor Honório ao lado da família Rodrigues, fundadora do Alto do Rodrigues. A foto foi tirada no ano de 1942.

Prefeitura Municipal
O prédio onde funcionava a Prefeitura Municipal nos anos 70 era simples assim como era o nosso município.Alto do Rodrigues aos poucos foi se desenvolvendo, sempre caminhando a passos largos.

A festa só foi completa com a inauguração da Energia Elétrica no municio.

O prefeito na época, seu Chico Eliseu recepcionou as autoridades na época, para grande inauguração.

Dentre as autoridades, estava presente o deputado Angelo Varela, nome da principal avenida do município.

O casarão
O famoso casarão de Joaquim Rodrigues, construido no século 19, até hoje permanece preservado como principal patrimônio histórico em Alto do Rodrigues.
Hoje a família Rodrigues está na 8ª geração, contando com os filhos de Abelardo Rodrigues e de seus primos e primas. Tudo começou com a vinda de Tomé, Úrsula e seu filho Manuel de Portugal para Macau no século 18.

Agora vamos avançar um pouco mais e mostrar a história do Alto em suas principais comemorações, Desfiles cívicos alusivos ao Dia 07 de setembro.
O7 de setembro anos 1980, a  foto foi feita no centro de Alto do Rodrigues, principal praça cívica na época.
Uma cidade ainda acanhada que caminhava a passos largos em um desenvolvimento futuro. Assim era a terrinha humilde, mas bem vivida por muitos que habitavam.
Na semana da pátria a festa era uma só, o povão sempre acompanhava a programação que marcava o 07 de setembro.

A vinda do Capuchinho ao município.
A igreja católica de Alto do Rodrigues, passava por reforma já que a mesma tinha sido construída no ano de 1956, quando a cidade não tinha sido ainda municipalizada. A vinda do Frei Damião ao município nos anos 80, marcava uma campanha de reforma na sede da igreja.

Futebol:

O futebol na época dos anos 70, também era marcado como principal atração dos altorodriguenses. Esse time chamava-se Joinville futebol Clube, que foi formado no final do ano de 1970, e era composto pelos seguintes jogadores: Em pé João Magela, Batista de Rodrigo, Nanal, Negão de Nicolau, Luis (pinta), Negão de Preta, Ademir.

Agachados: Canindé, Francisco Neves (Maduro), Dedé de Maria Nunes, Gia e Galo Cego (in memoriam).

O outro time Se Chamava Flamengo Futebol Clube, este no ano de 1972. Os Jogadores Acompanhavam a Prefeita Maria Pureza Maia.

Em Pé: Da Esquerda Para Direita Chico Da Budega, Chico Seixas, Paulo de Rufino, Manoel Barroso que era filho de Joaquina Praxedes, Chico de Agostinho, Novo, Chaguinha Santana, Laércio e Rivaldo de Chico Eliseu.

 

Agachados: Chiquinho Barreto, Cajáca, Chuíte, Zé Moleque e João de Hominho.

Grupo de Escoteiros

O Grupo de Escoteiros José Ferreira das Neves do Alto do Rodrigues, foi fundado em 1980. O grupo tinha como chefe Francisco Neves (Maduro) e Graciliano Sena como vice.

Em pé da Esquerda para direita em visita ao municipio estava a Dra. Rosa do Projeto Rondon de Goiás, Assis de Zé Poloca, Gonçalo Borges, Maduro e Marquinhos.

Sentados: Erivan Ferreira, Altemir, Roberto Carlos de Zé Lucio e Neguinho de Tião. A foto foi tirada em frente ao Centro Social, hoje o local funciona o Banco do Brasil.

 

Mercado Público

Nos anos 70, a imagem mostra o nosso mercado público  localizado no centro do Alto do Rodrigues, onde hoje funciona o centro comercial.

Na época havia um serviço de divulgadora onde o locutor era Laércio da Caern.

O meio de comunicação servia como se fosse uma rádio, nos quatro cantos do município era possível se ouvir as divulgações, visto que a cidade era pequena. No telhado da pra se perceber as bocas de ferro, nome dado aos alto falantes na época.

 

Colégio Cristo ReiEste colégio que na época  era chamado de grupo por nome Escola municipal Cristo Rei foi construído pelo prefeito Chico Eliseu (Francisco de Oliveira Melo), gestão 1969/1972. Alguns anos se passaram e depois teve seu nome mudado para a Escola municipal de 1º grau Monsenhor Walfredo Gurgel. A reforma veio no ano de 1980 na primeira gestão do prefeito  Abelardo Rodrigues Filho. Com isso veio uma grande ampliação e com varias salas de aulas.

Colégio Cristo rei,  após a reforma, recebe um novo nome, Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel.

A professora Odete Lopes Rodrigues, foi uma das pioneiras da educação altorodriguense.

 

 

Chico Eliseu

Francisco de Oliveira Melo (CHICO ELISEU), nasceu em Carnaubais no ano de 1918, e veio morar em Alto do Rodrigues no ano de 1949. No mesmo ano construi a primeira farmácia daquele povoado e desenvolveu seu trabalho em homeopatia e farmacêutica através de um curso por correspondência. Assistiu o povo varzeano com sua prática e dedicação a medicina.

 

Foi um médico efetivo de um povo pobre, numa época em que a sobrevivência era uma aventura numa terra que alternava longos período de seca e grandes cheias no rio assu piranhas. Seu Chico, como era chamado foi presidente de partidos na política, vereador e prefeito do Alto do Rodrigues.

Sua farmácia era uma mistura de hospital e maternidade equipada de quatro leitos, inclusive camas construídas especialmente para partos. Sua atividade como farmacêutico e médico exerceu até o fim de sua vida. Em 1991 seu Chico morreu aos 73 anos de idade.

Em 1949 veio para o Alto  Rodrigues, Francisco de Oliveira Melo (Chico Elizeu) fez um ponto comercial e sendo assim fixou moradia, construiu família,fez curso de técnico em enfermagem, e diplomado instalou uma farmácia(Cristo Rei), em Alto do Rodrigues.

 

Foi vereador em Macau, foi vereador em Pendências, foi vice prefeito também em Pendências em 1954, sendo um representante de Alto do Rodrigues junto com João Tereza, Olavo Montenegro e Angelo Varela, lutaram junto ao povo; e conseguiram a emancipação do Alto do Rodrigues.

Em 1968 elegeu-se a prefeito do Alto do Rodrigues até 1973. Faleceu vítima de um edema pulmonar em 11-01-1991.

Comícios:

Chico de Agostinho discursando quando foi candidato a vereador, a campanha também marcava a candidatura de Dona Pureza. No palanque Laércio, Eufrásio, Geraldo Magela, Chico Seixas e demais candidatos. O ano foi 1970.

Dona Maria Pureza (in memorian), discursando, durante uma  solenidade.

 

Biografia:

Maria Pureza Maia de Oliveira, nascida em 30-06-1920  em Estreito, distrito do Alto Rodrigues, foi professora aos 28 anos na mesma escola, que estudou(Escola Reunida profº Odilon Garcia),  a única construída na época.

Em 1972 ingressou na vida política elegendo-se prefeita do município do Alto do Rodrigues, onde governou por 4 anos,durante o seu mandato veio morar na sede do Alto do Rodrigues.

Em 1977 Alto do Rodrigues tem novo Prefeito. Geraldo Magela de Melo e seu vice Paulo Dama, tomam posse para o mandato de 1977 á 1982. No palanque, os vereadores Ivo Siqueira, Antonio Zacarias, Chico Dalva, Luis Gonzaga Suçula Cunha e demais Presentes na Sessão Solene que também marcava Ata de posse.

Biografia de Geraldo Magela:

Geraldo Magela de Melo Nasceu no sitio estreito no dia 23,de maio de 1946 estudou na escola do Estreito distrito do Alto do Rodrigues aos 12 anos de idade deixou de estudar para trabalhar depois já adulto voltou a estudar na escola Monsenhor Walfredo Gurgel da 5ª a 8ª serie em 1967 casou-se, ingressou na vida política em 1972 se candidatou a vereador e em 1976 eleito prefeito governou 1977/1982  candidatou-se novamente 1988 eleito governou 1989/1992.

A história do Mixto, principal meio de transporte na época:

Este caminhão de quatro bóleias fazia o transporte de cargas, matérias de construções e de passageiros para as cidades vizinhas como Pendências e Macau. O Chevrolet era conhecido como  Mixto.

Abelardo Rodrigues, pousa para foto em seu caminhão de duas Boleias chamado de cara branca, isso na década dos anos 70.

O motorista Seu Noé, também pousa ao lado do primeiro carro adquirido pela prefeitura municipal do Alto do Rodrigues uma Rural ano 1965. Quem não lembra da frase…”Oia o burro Noé!”, o mesmo sempre em tom de brincadeiras dizia… eu oio, oôi é meu! Noé foi o principal motorista que transportava os estudantes até meados dos anos 90, onde era sempre querido pelos alunos.

Esse motor, uma espécie de gerador, era responsável pela energia de Alto do Rodrigues. A cidade não tinha luz elétrica na época e apenas algumas casas eram alcançadas pelo motor.

Aqui finalizamos a terceira parte onde homenageamos este grande município, que apenas está começando e avançando em seu progresso.

Em breve voltaremos com nova matéria, onde mostraremos a chegada do petróleo e seis administrações bem vividas pelo então prefeito Abelardo Rodrigues filho.

Nossos agradecimentos ao querido Alex Rodrigues, que escreveu a história do Alto do Rodrigues em seu Blog Memória do Alto acesse e veja mais sobre este grande município clicando aqui… http://memoriasdoalto1963.blogspot.com.br/

 

às 09:29

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Um comentário

Tweetar

Marcadores: Alto do Rodrigues

27

de

mar

Alto do Rodrigues em preto e branco: a história da cidade maravilhosa revelada em fotografias

Em 2013, o jornalista Abelardo Neto abriu o baú de recordações e publicou algumas fotos que marcaram a história de Alto do Rodrigues. Haja saudosismo!

Geraldo Magela, Antônio Zacarias, Almir Siqueira, Batista Sena, Suçula, Eufrásio, Paulo Dama, Maria Pureza..

Darquinha, delegado de polícia – Manoel Lito, Abelardo Rodrigues (Pai), Dainha, Antônio Zacarias, Chico Eliseu (ex-prefeito), Giovani Justino e Lili Horácio…

1ª Prefeita de Alto do Rodrigues – Maria Pureza (Por Tony Martins)

às 07:48

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Nenhum comentário

Tweetar

Marcadores: Alto do Rodrigues

27

de

mar

Chove 54,7 mm em Alto do Rodrigues

A tarde de ontem, domingo (26), foi de chuvas na cidade de Alto do Rodrigues. De acordo com os registros pluviométricos, choveu 54,7 milímetros.
 
As chuvas atingem uma boa parte da microrregião do Vale do Açu.

às 07:44

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Nenhum comentário

Tweetar

27

de

mar

Autoridades se reúnem na zona rural para ouvir moradores sobre situação de Barrocas

Acompanhado por uma comitiva composta por assessores do governo, entre os quais o procurador municipal Iran Padilha, a assessora jurídica Maria da Conceição, secretário de Obras Wilson Cunha, além de representantes do legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nixon Baracho (DEM) e o vereador Zé de Zeca (PMDB), o prefeito Abelardo Rodrigues, esteve na tarde desta quinta-feira (23), participando de uma importante reunião na comunidade rural de Barrocas, – a convite dos moradores daquela localidade.

Prefeito Abelardo Rodrigues abriu as discussões

Além do chefe do executivo local, a organização do evento convidou os gestores de Afonso Bezerra, Chico Bertuleza, que foi representado pela procuradora do município, Polyana Cruz e, o prefeito Fernando Antônio, do município de Pendências, ambos do PMDB.

Na pauta de discussão, a problemática que envolve os municípios acima mencionados, com relação ao vínculo dos limites territoriais da comunidade de Barrocas.

Procuradora Polyana (fotocentro) representou o prefeito de Afonso Bezerra

O prefeito Abelardo abriu as discussões expondo seu posicionamento sobre o assunto, mas em nenhum momento se negou a assumir suas responsabilidades, porém, observou que é injusto que Alto do Rodrigues arque sozinho com todas as despesas referentes a localidade.

Representante do chefe do executivo afonso-bezerrense, a procuradora Polyana Cruz, não se posicionou sobre o assunto e se comprometeu em fazer o elo entre os moradores e o executivo, e afirmou que vai marcar uma nova audiência entre os gestores para rediscutir o assuntoe e tentar chegar a uma definição sobre o problema de uma forma consensual.

Moradores participaram ativamente das discussões.

SECOM-Secretaria Municipal de Comunicação.

às 00:12

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Nenhum comentário

Tweetar

Marcadores: Alto do Rodrigues

27

de

mar

Missa Solene em

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.