ALTO DO RODRIGUES RN-Felipe: “Torço pelo sucesso de Robinson e trabalharei pelos projetos do Estado”


65iu56i3

Alex Viana

Repórter de Política

Futuro coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília, função que desempenhará pelos próximos dois anos, coincidentemente os dois primeiros anos do governo Robinson Faria (PSD), o deputado federal Felipe Maia (DEM) desarma completamente o palanque da campanha eleitoral passada, quando lutou contra a eleição de Robinson, defendendo nas ruas e palanques o nome do candidato do PMDB a governador, o então presidente da Câmara dos Deputados, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), adversário derrotado por Robinson.

Sobre o governo Robinson Faria, Felipe disse estar cedo para fazer uma avaliação, destacando que, nos pouco mais de 40 dias de gestão, o governo deu apenas os primeiros passos. O deputado democrata disse torcer pelo sucesso do governo Robinson. “São os primeiros passos. Torço pelo sucesso do governo de Robinson Faria e do Rio Grande do Norte”.

COORDENAÇÃO

O deputado federal Felipe deverá ser eleito pelos oito deputados federais – ele incluso – e três senadores do Estado o próximo coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, sucedendo ao ex-deputado federal João Maia (PR). Com papel de articular, em Brasília, as emendas ao Orçamento Geral da União (OGU), tanto as coletivas quanto as individuais, dos onze parlamentares potiguares, o coordenador da bancada não precisa ser necessariamente ligado politicamente aos governos para que o trabalho flua.

No caso de Felipe, ele é oposição ao governo federal e ao governo estadual. Entretanto, o trabalho das emendas é restrito ao Congresso Nacional. É direito do parlamentar, que pode se articular com o governo. A emenda de Felipe, neste ano, por exemplo, foi destinada ao governo do Estado. “Sim, acredito que serei o coordenador da bancada federal. Inclusive por unanimidade”, confirmou Felipe esta manhã.

Filho do senador José Agripino Maia, Felipe nega que o fato de ser da oposição prejudique o trabalho de coordenação. “A bancada é unida e irá trabalhar em conjunto pelo RN. Temos todos nós responsabilidades com o Brasil e o Estado. Vamos trabalhar juntos. A eleição passou e os representantes foram escolhidos para se unir e trabalhar em conjunto com os mesmos propósitos que são os projetos para o RN”, afirmou.

MUDANÇAS

A bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília sofreu alteração significativa na sua composição. Graças às eleições de 2014, dos oito deputados federais, apenas dois foram reeleitos (Além de Felipe Maia, o deputado Fábio Faria), com dois sendo derrotados em outras disputas eleitorais (Henrique Alves e João Maia), e dois na tentativa de reeleição (Paulo Vagner e Sandra Rosado). Ademais, um desistiu da disputa por conta de impedimento legal (Betinho Rosado), e uma foi eleita para o Senado (Fátima Bezerra). Assim, se juntaram a Felipe e Fabio um ex-deputado federal (Rogério Marinho) e cinco novatos (Rafael Motta, Walter Alves, Zenaide Maia, Beto Rosado e Antonio Jácome).

No caso do Senado, também ocorreram modificações. Dos três senadores que atuaram na legislatura passada (José Agripino, Paulo Davim e Garibaldi Alves), apenas o presidente nacional do DEM permanece na bancada neste ano. Com o retorno do ex-ministro da Previdência, Garibaldi Filho, para o Senado, Paulo Davim volta a ser suplente.

No caso do pai de Garibaldi, Garibaldi Alves, houve o fim do mandato. Garibaldi pai substituíra, como primeiro suplente, o mandato da ex-senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que, eleita governadora em 2010, entregou quatro anos de mandato para ele. A vaga que era de Garibaldi pai está agora com a senadora eleita o ano passado, Fátima Bezerra.

Fábio Faria: “Felipe Maia tem meu total apoio para coordenar a bancada federal”

Tido como possível coordenador da bancada federal, o deputado federal Fábio Faria (PSD) disse que a eleição de Felipe Maia para coordenador da bancada federal é “ótima” para o Estado e conta com seu total apoio. “Acho ótimo (ter Felipe como coordenador da bancada) Tem meu total apoio”, declarou Fábio, que é filho e correligionário do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.

Com a experiência de ter sido duas vezes coordenador da bancada, Fábio disse que não há qualquer empecilho a que um deputado de oposição ocupe a função de coordenador da bancada. “Até porque já fui duas vezes com apoio de todos”, frisou Fabio, destacando que a bancada atua de forma unida e em prol do Estado.

“E cada um destina sua emenda para onde quiser. O coordenador faz o papel de coordenação. Não influencia a indicação (das emendas dos demais). Inclusive Felipe alocou a emenda dele desse ano para o governo do Estado”, observou Fábio.

Ainda quanto ao fato de Felipe ser oposição não prejudicar a coordenação, Fábio argumentou que no governo Rosalba deputados de oposição foram coordenadores e isso não representou prejuízo para o Estado. “Nada a ver. Uma coisa independe da outra. Sandra era coordenadora e não era ligada a Rosalba. Rosalba ano passado idem. Cada um tem autonomia para alocar para onde quiser. As emendas de consenso são as mesmas”, frisou.

EXPERIÊNCIA

O deputado federal Rafael Motta (PROS) confirmou apoio ao deputado federal Felipe Maia para coordenador da bancada federal. “Ele me pediu o voto e, como nenhum candidato havia me pedido o voto, e sabendo que ele é o deputado federal mais experiente, além da sua juventude e assiduidade, eu disse que poderia contar comigo e me deixei à disposição dele”, declarou.

Segundo Rafael Motta, toda a bancada federal está com a mesma intenção: ajudar o Estado. “Cada deputado e senador do RN tem dado sua contribuição nesse momento com a união para ajudar o RN”, disse Motta, que é estreante na Câmara dos Deputados.

Sobre o governo Robinson, Rafael, eleito pela oposição, disse que manterá postura de parlamentar vigilante, e buscará fiscalizar a execução do governo estadual por meio das promessas de campanha e da mensagem do governador lida na Assembleia Legislativa. “Acho muito cedo para fazer uma análise. Muitas promessas têm sido feitas. Mas me pautarei pela mensagem anual do governo e pelo programa da campanha do governador para acompanhar a gestão estadual. E aguardar algumas semanas para fazer uma análise”.

UNIÃO

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) disse que a união da bancada em favor do Estado é o que conta quando se fala da coordenação da bancada federal. “Felipe Maia é um grande deputado, tem o meu apoio”, frisou Marinho. “Nessa hora o que vale é o interesse do Estado; é o que une a todos”, disse.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.