ALTO DO RODRIGUES RN-Se financiamento empresarial não passar, “vamos ampliar o caixa 2”, diz tucano


fotorcreated_38

Quem achou que Eduardo Cunha se daria por vencido na reforma política se surpreendeu com a fala do tucano Bruno Araújo

Jornal GGN – Quem achou que Eduardo Cunha (PMDB) se daria por vencido na discussão sobre o financiamento empresarial de campanha se surpreendeu com a fala do líder da minoria na Câmara, deputado Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco. Ele prometeu, nesta quarta-feira (27), que o plenário da Casa vai discutir novamente o tema. E, segundo o tucano, se não for aprovado o financiamento empresarial a partidos, o chamado caixa 2 de campanha será “ampliado”. A informação é da Agência Câmara.

Na madrugada desta quarta-feira, a Câmara rejeitou o distritão como sistema eleitoral e o financiamento de pessoas jurídicas (empresas) e físicas a candidatos e partidos. Há algumas horas, porém, Cunha decidiu fazer uma nova reunião de líderes para buscar um meio de contornar a derrota. A manobra consiste em demembrar o projeto rejeitado e colocar de novo em votação.

Segundo Bruno Araújo, os deputados devem apreciar o financiamento privado ainda nesta tarde, mas apenas para partidos políticos – o que, na prática, significa a mesma coisa que permitir a doação de pessoas jurídicas a candidatos, pois as agremiações fazem os repasses.

São necessários 308 votos para aprovar a medida prevista no relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM) para a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma política, encomendada por Cunha. Ontem, o financiamento empresarial só teve 264 votos favoráveis.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.