ALTO DO RODRIGUES RN-Presidente da Fecomércio prevê melhoria no mercado de trabalho do RN


images


Por Redação

O presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz, analisou, nesta sexta-feira (26), a perspectiva de mercado de trabalho no Rio Grande do Norte. Para ele, os números ainda são negativos. No entanto, há uma sinalização de melhora.

“Infelizmente os números do mercado de trabalho continuam ruins no Brasil e no RN, isto é fato. Afinal, considerando os dados mais recentes, até julho nós fechamos 15.679 vagas formais de emprego no RN e nossa taxa de desemprego bateu, no segundo trimestre do ano, em 13,5%, significando dizer que temos 207 mil potiguares sem emprego. Mas, do meu ponto de vista, eles também estão começando a sinalizar no sentido de uma melhora”, analisou.

Queiroz argumentou que, no caso da taxa de desemprego, houve um recuo de 0,8% entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano (a taxa caiu de 14,3% para 13,5%), com a inserção de 12 mil trabalhadores no mercado. Ele frisou que, no caso dos números do Caged de julho, divulgados nesta quinta, 25, e que refletem o mercado formal, aquele com carteira assinada, também houve  uma leve melhora. “Primeiro porque, em julho, tivemos praticamente uma estabilidade no emprego formal no RN”, apontou.

O presidente da Fecomércio destacou que o saldo entre admissões e demissões foi positivo, de duas vagas. “Em julho do ano passado, por exemplo, este saldo havia ficado em -1.246 vagas. No caso do setor de Comércio e Serviços, também registramos um indicador positivo especificamente em julho. No setor de Comércio, o saldo do mês, este ano, foi positivo em 113, contra um saldo negativo de 377 postos em julho de 2015. No caso do setor de Serviços, em julho de 2016 o saldo ainda foi negativo (-211 vagas), mas com uma melhora considerável sobre o número de julho de 2015, quando registramos -610 postos formais”, sublinhou.

Para Marcelo Queiroz, há uma retomada da esperança de que as coisas podem melhorar, inclusive com crescimento acima de 1,5% para o próximo ano. “Temos, ainda, a inflação começando a arrefecer, sinalizações de queda de juros, além da retomada de investimentos públicos. O setor privado também começa a se movimentar. Vou citar dois casos, emblemáticos, especificamente aqui no RN e do nosso setor de Comércio. O primeiro é da rede de supermercado Queiroz, do empresário Jair Queiroz, de Mossoró. Ele está dando início às obras de uma unidade de sua rede no município de São Gonçalo do Amarante, região Metropolitana de Natal. Será um investimento da ordem de R$ 26 milhões, com abertura de 250 empregos diretos”, citou.

Elke lembrou ainda que o grupo francês Leroy Merlin” está investindo mais de R$ 100 milhões em uma loja na Grande Natal, gerando cerca de 300 empregos diretos. Temos outros exemplos de empresários que começam a tirar seus planos da gaveta. Este sentimento e esta motivação começam se refletir nos números. E isto é positivo!”, finalizou.

Atualizado em 26 de agosto às 15:23


Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.