ALTO DO RODRIGUES RN-Freire vai ficar preso em cela no Quartel da Polícia


165409O ex-governador Fernando Freire vai ficar preso no Comando Geral da Polícia Militar, para onde foi transferido na manhã de ontem, depois de ter sido preso no último sábado, na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Com quatro mandados de prisão preventiva decretados, o principal deles por peculato, ele estava sendo procurado polícia desde o ano passado. O procurador geral de Justiça Rinaldo Reis explicou que os mandados expedidos ocorreram porque o ex-governador já não comparecia a nenhum audiência e interrogatório sobre os processos aos quais responde.

Magnus NascimentoCarro transportando o ex-governador Fernando Freire deixa aeroporto pelo terminal de cargasCarro transportando o ex-governador Fernando Freire deixa aeroporto pelo terminal de cargas

A secretária estadual de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, explicou que o político permanecerá provisoriamente no Comando Geral da Polícia Militar. Ela disse que o ideal seria a transferência dele para o Centro de Detenção Provisória, no entanto, todos os CDPs estão interditados pela Justiça. Questionada sobre o fato de o político ter sido acomodado no Comando Geral, quando há menos de um mês os envolvidos na operação de denúncia no Ipern, conhecida como Prata da Morte, não foram recebidos para prisão no local, a secretária explicou: “Foi um caso urgente e emergencial o dele (Fernando  Freire), já que precisávamos transferir do Rio de Janeiro. É uma situação temporária”.

Fernando Freire foi transferido para Natal em avião de carreira, que pousou no Aeroporto Internacional Ministro Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante por volta das 12h20. O político, que estava acompanhado de dois delegados, não desembarcou pelo saguão junto os outros passageiros. Após averiguação, ele saiu em um carro preto pelo terminal de cargas do aeroporto e foi levado para o Quartel, na Avenida Rodrigues Alves, no bairro do Tirol, onde ficará em uma cela de 9 metros quadrados, com apenas um beliche e uma cadeira.

Na chegada, ao Comando Geral da PM o que chamava atenção era a grande sacola que portava cheia de medicamentos. A acomodação dele é a mesma usada, recentemente, por um patrulheiro rodoviário federal.

Uma fonte ouvida pela TRIBUNA DO NORTE, relatou que o político está muito abatido. “Há poucos anos ele (Fernando Freire) entrava aqui com a gente fazendo continência, hoje chega de outra forma”, disse um policial militar que presenciou a chegada do ex-governador no local.

O procurador geral de Justiça Rinaldo Reis disse que desde o ano passado Fernando Freire estava sendo procurado pela polícia. Uma campana chegou a ser montada em Brasília para prendê-lo, mas não houve sucesso. Foi no Rio de Janeiro, enquanto caminhava em Copacabana, que o ex-governador foi preso. Ele estava na companhia do filho.

A secretária de Segurança Kalina Leite disse que o ex-governador chegou a dizer que não gostaria de falar com a imprensa.

Rinaldo Reis observou que a defesa do ex-governador poderá entrar com um pedido de habeas corpus contra os quatro mandados de prisão. Mas o procurador geral de Justiça chamou atenção que o fato de ter sido foragido atua como agravante para o Judiciário negar o pedido de liberdade do ex-governador.

Acusação
A sentença da 7ª Vara Criminal relata como funcionava o esquema criminoso, cujo enredo seguia a seguinte ordem:  “Pio Marinheiro,  ex-vereador de Natal, para manter o apoio dos líderes de Conselhos Comunitários e cabos eleitorais seus fazia a indicação dos correligionários a Freire, a quem apoiava politicamente”. Freire, por seu turno, “fazia incluir, sem qualquer respaldo legal (política de troca de apoio político por benesses), os indicados de Pio Marinheiro na folha de pagamento do Estado, forjando vínculos funcionais materialmente inexistentes com o único objetivo de pagar gratificações a tais indicados, como favor prestado ao então vereador.”

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.