Alto do Rodrigues RN; Fernando Henrique diz que nunca ‘se roubou tanto neste país’


age20150705029_1

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou neste domingo (5), em meio à convenção nacional do PSDB, que, na opinião dele, nunca “se roubou tanto neste país”. O tucano fez a declaração ao criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as gestões dos PT no Palácio do Planalto. Lula é conhecido por usar a expressão “nunca antes na história deste país”.

No evento, os integrantes do PSDB reconduziram o senador Aécio Neves (MG) para mais um mandato de dois anos à frente do partido. Fernando Henrique entrou no auditório do centro de eventos ao lado do presidente reeleito da legenda e ficou sentado ao lado dele durante todo o encontro partidário.

Cada momento tem suas peculiaridades, mas eu raramente vi momento como este, em que se acumulam crises de vários tipos. Crise econômica, desemprego, ao mesmo tempo, Congresso fragmentado”
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República

“Eu ouvi durante 13 anos alguém que dizia ‘nunca como antes’. É verdade, nunca como antes se roubou tanto neste país”, declarou Fernando Henrique, em tom irônico.

Em outro trecho do discurso, Fernando Henrique lembrou aos militantes e dirigentes doPSDB de momentos importantes da história política do país que ele acompanhou ao longo da vida, como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, o golpe militar de 1964 e o impeachment de Fernando Collor, em 1992. No entanto, disse o ex-presidente, ele nunca viveu um período político tão conturbado como a governo Dilma Rousseff.

“Cada momento tem suas peculiaridades, mas eu raramente vi momento como este, em que se acumulam crises de vários tipos. Crise econômica, desemprego, ao mesmo tempo, Congresso fragmentado. Um governo que, para se manter, cria ministérios, num sistema que se chama de presidencialismo de coalisão e hoje é de cooptação, compra. Estamos vendo a desmoralização do atual sistema político”, enfatizou.

“Estamos assistindo ao início de um mal-estar social que tem tudo para se agravar. Estamos assistindo à paralisação do Executivo”, complementou o ex-presidente.

Apesar das críticas ao governo federal, FHC tentou, indiretamente, esvaziar o discurso dos integrantes do PSDB que defendem o impeachment da presidente da República. Para ele, o partido precisa propor uma solução para a crise atual, porém, dentro da lei.

“Precisamos encaminhar uma saída para o Brasil, que não pode ser outra se não o absoluto respeito à Constituição. Que o devido processo legal avance e que se puna aqueles que roubaram país. […] Queremos o Brasil outra vez confiante. Para isso, o PSDB não pode fugir da sua responsabildiade de, dentro da lei, levar até o fim”, observou.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.