ALTO DO RODRIGUES RN-Eleição na Câmara leva Rogério Rosso e Rodrigo Maia para o segundo turno


rosso_maia_cunha_temer

Jornal GGN – O resultado do primeiro turno da disputa à Presidência da Câmara não foi diferente do previsto: Rogério Rosso (PSD-DF), com 106 votos, e Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 120 votos, foram os dois mais votados, levando o embate para o segundo turno da sessão, que deve ocorrer antes da meia noite.
O resultado foi o melhor dos cenários tanto para Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o Centrão (formado pelo PRB, PSD e outros 10 partidos), quanto para Michel Temer. Se para Cunha, a vitória de Rosso pode representar o fim de sua cassação, para Temer a base está mais consolidada entre os partidos nanicos. Rodrigo Maia, apesar de representar certo risco a pautas de Michel Temer e até à própria cassação de Cunha, é o nome defendido pela antiga oposição, incluindo o DEM e o PSDB.
Apoiado pelo PT, o deputado Marcelo Castro (PMDB) chegou em terceiro lugar, com 70 votos. O partido da presidente Dilma Rousseff recebeu muitas críticas por endossar a candidatura de um peemedebista, embora Castro não represente os grupos de Cunha e Temer.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB), após registrar seu voto, disse que a esquerda saiu dividida e que a candidatura de Erundina (PSOL) não era forte o bastante para unificar o grupo. Por isso, o PCdoB teria lançado Orlando Silva. Juntos, PSOL e PCdoB, se tivessem se alinhado ao PT, PDT e dissidentes do PMDB, teriam levado Marcelo Castro ao segundo turno.
O deputado que for eleito para o mandato-tampão comandará a Casa até 31 de janeiro de 2017. O presidente da Câmara terá a responsabilidade de administrar um orçamento de R$ 5,2 bilhões, além de estar no segundo posto da linha sucessória da Presidência da República.
Foram cerca de 3 horas de discursos dos 14 candidatos a presidente da Câmara, que apresentaram suas propostas no Plenário para o mandato. Cada um teve dez minutos para discursar, em ordem de sorteio. Após as falas, teve início o processo de escolha do novo presidente, com votação secreta nas urnas eletrônicas.
A sessão estava marcada, após várias modificações, para ter início às 17h30, mas só foi atingido o quórum mínimo necessário de 257 deputados por volta das 18h30. O deputado Waldir Maranhão (PP-MA), então presidente interino da Casa, fez um discurso de despedida.
Por volta das 21h foi encerrada a último fala, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), quando, em seguida, foi dada aberta a sequência de votações, com 493 deputados presentes até aquela hora.
Segundo turno
A partir da escolha dos dois mais votados, que disputam a partir de agora o segundo turno, cada um terá mais 10 minutos para discursar e a votação será novamente aberta em aproximadamente uma hora. A vitória é do parlamentar que alcançar a metade simples dos votos, ou seja, a metade mais um. Em caso de novo empate, o candidato com maior idade entre os de maior número de legislaturas na Casa é eleito.
Confira o placar do primeiro turno:
Rodrigo Maia (DEM-RJ) – 120 votos
Rogério Rosso (PSD-DF) – 106 votos
Marcelo Castro (PMDB-PI) – 70
Giacobo (PR-PR) – 59
Espiridião Amin (PP-SC) – 36
Erundina (PSOL-SP) – 22
Fábio Ramalho (PMDB-MG) – 18
Orlando Silva (PCdoB-SP) – 16
Cristiane Brasil (PTB-RJ) – 13
Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) – 13
Carlos Manato (SD-ES) – 10
Miro Teixeira (REDE-RJ) – 6
Evair Vieria de Melo (PV-ES) – 5
O resultado final deve ser divulgado antes da meia noite.
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.