A PALAVRA DO DIA- Uma Palavra de Esperança para sua vida


Você é ansioso? Você se sente assim por vezes? Eu sim, e cada vez mais tenho aprendido e preciso descansar em jesus, confiando a ele toda a minha vida.

A ansiedade como outro qualquer mal estar emocional tem sido o que mais dá lucro a indústria farmacêutica, uma pesquisa muito recente mostra que a Industria farmacêutica lucrou 12% a mais este ano.

E o que é ansiedade senão um medo de perder algo ou deixar de ganha-lo? Perdemos o que temos e deixamos de ganhar aquilo que não temos. As pessoas, neuroticamente ficam com pensamentos acelerados antevendo que podem perder o sempre, preocupam-se se vão ou não passar no vestibular, ser acometido por uma doença estar fadado a ficar sempre sozinho sem uma companheira, um companheiro.

Ansiedade no original grego nesse contexto significa “estrangulamento”, sufocar, tirar as nossas forças.

De acordo com a OMS 50% das pessoas que passam pelos hospitais são vitimas da ansiedade.

O tempo é um mal estar social que pode conduzir a ansiedade. Hoje ao esperar o metrô, no meu caso no Metrô Butantã, tem um reloginho que conta em forma decrescente 2;00 m, 1:59, 1:58m para o trem vir , um aplicativo diz que hora ônibus encosta no ponto; os semáforos vermelho vão ficando paulatinamente verdes , formas que os homens encontram.

de lidar com a ansiedade sem saber que isso os fazem ainda mais ansiosos, pois na falta destes artifícios quem sobre é a mente a alma e o corpo..

A proposta de solução de Jesus é “Observai” – (Vs 26) olhar ao redor, ver o que está acontecendo, ver os movimento da vida e o que Deus tem feito ao redor, “Se Deus assim pois veste”. Eu gosto muito da analogia do transito. Quem dirige sabe. A gente tá de olho no retrovisor mas não pode descuidar da frente, e na frente a gente olha o carro do lado, do outro, a seta, se é que dão (risos) e mesmo assim somos capazes de cometer erros. A vida é assim a gente olha pra frente, não esquecendo do que passou. Olha pra os planos, pro futuro, mas com o pé aqui e agora TENTANDO não ser tão ANSIOSO.

Deus cuida de nós. Vivi uma época que em casa chegamos a dividir um ovo para três , lembro que colocávamos farinha de mandioca para dar mais sustança e passávamos aquele dia. Hoje eu já diria como Paulo, estou treinado em qualquer circunstancia, sei comer, sei passar necessidade. Mas o que IMPORTA de tudo isso é que DEUS nunca nos deixou.

Hoje Deus quer pacificar o seu coração e a sua alma, então viva um dia de cada vez….lance, como relata I Pedro, toda a ansiedade sobre ele pois ele tem cuidado de nós. Afrouxe o cinto respire fundo e permita-se ser amparado e amparada pelo cuidado de Deus sobre a sua vida.

O suposto “deus” grego CRONOS (cronologia) nos faz correr e adoecer com o tempo e antecedendo as coisas.

Mas um outro ponto é que Jesus diz que Ansiedade é um problema de fé e espiritualidade Vs 32 “Os Pagãos” (ou seja aqueles que não levavam Deus a sério é que se preocupam com essa coisas de alimento e roupas e etc.

Ênfase de Jesus dá nesse texto especificamente, claro que Pedro dá outra abordagem e ainda Paulo outra, mas neste especifico é que ficamos ansioso não por causa de pessoas mas sim de coisas.

O capitalismo, no desdobramento do Consumismo – de 1950 para cá, consumimos 5 vezes mais. – O consumismo pode ser uma chaga mortífera. Lembro-me de um filme, onde A atriz Principal era Demi Moore, não recordo o nome. Ela vivia uma fachada de vida luxuosa e seu vizinho não alcançando aquele padrão foi e se suicidou.

70% dos assuntos que nos deixam ansiosos NUNCA irão acontecer, isso está provado estatisticamente.

Jesus ainda diz que a ansiedade é fruto da incredulidade. “Inquieteis” vs 34. Conta-se que o Papa Joao XXII no concilio vaticano II, disse aos presentes, irmãos precisamos nos CONVERTER. Foi um tal de bispos e cardeais desmaiarem e outros se queixarem dizendo como esse homem vem dizer para que nós que temos 50 anos de fé crista se converter?

Jesus diz que ansiedade é inútil – não e pode acrescentar um côvado. Vs 27. Não dá pra por 15 centímetros de altura, a não ser de salto alto.

É dinheiro que te deixa ansioso? Eu aprendi uma coisa com Ed Rene Kivitz – sempre doar, nem que seja 1 real, mas exercitar assim.

generosidade, evitando a mesquinharia e solapando o egoísmo e a ANSIEDADE em ter mais.

Deus tem cuidado de VOCE. Você sabia que temos uma bactéria letal em nós que se nosso organismo não responder, somos mortos em menos de 24 horas. O PAI guarda a mim e a você.

Ultima proposta pegar é o vs 33 deste capitulo onde King James Version. Holy Bible. “.Shall be” “Todas a coisas “DEVERÂO” acontecer segundo essa tradução do Século XV.

E irmãos eu acredito claramente que precisamos mudar a nossa mente, nossa trajetória, dar um giro de 180º e voltar para onde era melhor, voltar para CRISTO.

Que o Senhor nos ajude.

Marcio Albuquerque é Psicanalista em São Paulo – cel 11959925030 – mail [email protected]

Um abraço, em Cristo.

Osasco – SP
Textos publicados: 3 [ver]



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.