A PALAVRA DO DIA-Uma Mulher e sua Fé


Uma Mulher e sua Fé

A Ancestral Inesperada

Raabe é mencionada 8 vezes na Bíblia, em 5 delas como “a prostituta Raabe”. Seria difícil imaginar que uma prostituta cananita, moradora da cidade de Jericó, se tornaria membro do povo de Deus e ancestral do Messias. Mas foi exatamente isso o que aconteceu.

Raabe teve contato com os espiões israelitas por volta do ano 1405 a.C, no fim dos 40 anos de peregrinação do povo de Deus rumo à Canaã. Ela, ao longo dessas quatro décadas, ouvira relatos do poder de Yahweh, Deus dos israelitas, e como Ele trouxe juízos sobre os egípcios e seus deuses (Js 2:9-11). Com certeza essas manifestações poderosas do Deus dos israelitas causaram profundo impacto na mente dessa prostituta. Mesmo no pecado, sua mente ainda estava sensível à influência do Espírito Santo, ao reconhecer que o Deus dos israelitas era diferente dos demais deuses. Ela testemunhou aos espiões: “Porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Js 2:11). Provavelmente ela deve ter pensado em deixar a profissão de prostituta e mudar de vida. E essa ocasião chegou, quando foi visitada pelos espiões israelitas, escondendo-os em sua casa.

Fé em Prova

Alguém poderia acusar Raabe de ser também mentirosa, pois ela escondeu os espiões e ainda mencionou aos mensageiros do rei de Jericó que eles já haviam saído de sua casa (Js 2:3-5)Teria Deus validado a mentira de Raabe, proferida “por uma boa causa”? Certamente não. O fato é que a Bíblia relata fielmente os acontecimentos, mas isso não significa que Deus apoie todos os detalhes dos mesmos. Como Raabe não tinha todo o conhecimento espiritual do Deus dos israelitas – que não compactua com a mentira – ela agiu como uma pagã agiria (como até hoje muitos agem): mentindo para escapar de problemas.

Mas a história de Raabe não termina com a tomada de Jericó – quando ela e sua família foram poupados do extermínio, levado a efeito pelos israelitas. Aconteceu algo inimaginável: ela acabou se casando com um destacado descendente de Judá, chamado Salmom. “Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi” (Mt 1:5, 6). “E da descendência de Davi nasceu Jesus, o Messias prometido (Mt 1:16 e Lc 3:23-32).

A Redenção de Raabe

O que teria feito com que Raabe deixasse a prostituição, se casasse com um importante membro da família de Judá e se tornasse ancestral do Messias? O autor de Hebreus responde: “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias” (Hb 11:31). Foi a fé no Deus dos israelitas, o Deus verdadeiro, que fez com que uma profissional do sexo se tornasse uma filha de Deus. Não uma fé apenas teórica, mas a do tipo que se entrega a Deus e deixa que Ele guie a sua vida.

Se houve possibilidade de mudança de vida para uma pagã e prostituta, certamente há possibilidade para cada pessoa que crê em Deus e a Ele se entrega – como fez Raabe. É dito que a fé “remove montanhas”. Para Raabe significou a remoção de seus muitos pecados – dentre os quais a promiscuidade e a mentira – e uma nova oportunidade para começar vida nova.

fé em Deus e no seu poder mudou a vida dessa cananita, pagã e prostituta. E o mesmo pode acontecer conosco, na luta contra nossos defeitos de caráter. O lema de Raabe bem poderia ser: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13).

Pastor Ozeas Moura é doutor em Teologia e professor da Faculdade Adventista de Teologia.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.