A PALAVRA DO DIA-Provérbios 14:12 – Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte


Você mesmo é o seu pior inimigo! Você causará mais dano e dificuldades para si mesmo do que dez adversários! A sua própria alma é o perigo mais mortal na sua vida! Com um aviso desta natureza os homens nunca confiariam em seus próprios pensamentos, certo? Errado! Enquanto você está destruindo a sua própria vida, você pensará que está fazendo o que é perfeitamente correto! Você nunca verá o perigo.

Outros provérbios tratam deste aviso. “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Pv 16:25). “O caminho do tolo é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” (Pv 12:15). “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.” (Pv 28:26). Leia também, (Pv 16:2; 21:2).

Algumas escolhas trazem a morte física. Considere os filhos de Davi. Amnom pensou que estava certo ao estuprar a sua irmã: ele morreu por causa disto (IISm 13:1-39). Absalão pensou que era direito roubar o reino do seu pai: ele morreu por isso (IISm 15:1-6; IISm 18:1-18). Adonias pensou que estava certo ao usar a mãe de Salomão para implorar por Abisague: ele também morreu por isso (IRs 2:12-25).

Algumas escolhas trazem a morte à alma. Sansão pensou que era certo ter encontros com uma incrédula, mas ela o deixou cego e arruinado, moendo numa prisão (Jz 16:1-21). Salomão achava que era certo casar com incrédulas, mas elas viraram o seu coração para a idolatria (IRs 11:1-13). Roboão pensou que era certo preferir os seus jovens conselheiros, mas perdeu dez das doze tribos de Israel (IRs 12:1-19).

O seu coração é enganoso acima de todas as coisas (Jr 17:9). Ele mente para você mais do que qualquer outra pessoa, e você acredita nele! E ele é desesperadamente mau, por isso as mentiras estão sempre dirigidas para a tolice e o pecado! Porque o seu coração é tão enganoso e mau, você não consegue avaliar o tamanho do perigo que é para você, sem levar em conta os avisos das Escrituras. O verso conclui com “quem o conhecerá”.

Criança, você pensa que pode desonrar ou desobedecer a seus pais. Você sai perdendo (Pv 30:17)! Esposa, você pensa que pode se negar ao seu marido. Você sai perdendo (Pv 30:21-23)! Marido, você pensa que pode negligenciar a sua mulher. Você sai perdendo (Pv 5:15-23)! Rapaz, você pensa que pode brincar com prostitutas. Você sai perdendo (Pv 7:25-27)! Pais, vocês pensam que treinar crianças é difícil demais. Vocês saem perdendo (Pv 29:15)! Pastor, você pensa que pode alterar a palavra de Deus ou modificar a adoração Dele. Você sai perdendo (Pv 21:16)!

A segurança só é possível perscrutando o seu coração; obedecendo seus professores, pais, e conselheiros; trazendo todo o pensamento cativo em obediência às Escrituras; e guardando o seu coração ali com toda a diligencia (Pv 4:23; IICo 10:4-6). Não deixe a sua mente pensar fora da palavra de Deus (Sl 119:128). O que quer dizer que você deve aprendê-la, e aprendê-la bem (Sl 119:11). Não permita jamais que o pensamento profano lhe convença a desobedecer a palavra de Deus (Dt 29:18-20).

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.