A PALAVRA DO DIA-PARÁBOLA DO SERVO FIEL E PRUDENTE


or servindo os nossos irmãos. Isto produz um ciclo de crescimento. Na medida em que crescemos espontaneamente desejamos servir aos irmãos e quanto mais os servimos mais vemos que precisamos crescer e buscamos mais maturidade.

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 24.45-51).

Podemos dividir esta parábola em duas partes:

O trabalho e a recompensa dos servos e o tratamento do servo infiel.

  1. O trabalho e a recompensa dos servos (24.45-47)
  2. A casa

A casa mencionada aqui inclui todos os crentes como mencionado em Hebreus 3.6 e 1 Timóteo 3.15.

A casa refere-se à igreja. Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança. Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.

  1. A incumbência do Senhor
  2. Confiou os conservos

Isto nos fala de autoridade. Não significa que a parábola esteja relacionada apenas aos pastores e líderes, precisamos entender que cada membro da igreja possui uma esfera de autoridade.

  1. Para dar o sustento

Isto aponta para o ministério. Mais uma vez precisamos lembrar que não é apenas o pastor que deve alimentar o rebanho, cada um de nós tem uma esfera de responsabilidade.
Quando ganhamos alguém para Cristo estamos recebendo a incumbência de cuidar e sustentar aquela pessoa espiritualmente. O evangelismo é uma prioridade da igreja, mas não é o único trabalho.

III. Ganhar as pessoas é o meio e não o fim. 

O fim é a edificação da igreja, que inclui tanto coletar o material quanto ajustá-lo na obra do edifício. Distribuir sustento, ou alimento no tempo certo é o nosso ministério.
Na igreja cada crente é um ministro por isso esta exigência pesa sobre todos nós.
Os pecadores precisam ter uma experiência de arrependimento e obediência e os membros precisam ser nutridos na Palavra de Deus e na unção do Espírito.
Todos nós somos ministros e todos somos responsáveis pela consolidação do novo convertido.

  1. A recompensa 

Isto aponta para a recompensa no milênio. Hoje estamos encarregados de uma obra pequena que na verdade é um treinamento e um teste para ver se somos aptos para assumir uma obra maior no reino. Se formos egoístas e preguiçosos aqui não temos chance de reinar lá.

  1. O tratamento do servo infiel
  2. O servo infiel é crente?

Cremos que o servo infiel é crente pelos seguintes motivos: o servo infiel está incluído entre os servos mencionados no verso 24. 45. O servo infiel chama o Senhor de “meu Senhor” (24.48), o que indica um relacionamento pessoal com Cristo.
O servo infiel crê no Senhor e também espera pela sua volta.

  1. Qual foi a falta do servo infiel 

No verso 49 vemos que a sua falta foi dupla:

  1. Ele passou a espancar os seus conservos espancar aqui nos fala de um mau uso da autoridade. Quando consideramos que temos uma grande autoridade e consequentemente que somos maiores que os outros temos a tendência de abusar desta autoridade.
    b. Comer e beber com ébrios, isto significa que esses servos passaram a ter comunhão com o mundo. Os homens desse mundo estão inebriados com as paixões e o pecado.

    VII. Qual foi a consequência 

O Senhor voltou mais cedo do que o Servo mau esperava. A consequência foi que o Senhor lhe reservou a sorte junto com os incrédulos. Isto não significa que ele recebeu precisamente o mesmo julgamento, mas compartilham de um mesmo lugar. Sabemos que aqueles que não receberem a recompensa serão excluídos da presença do Senhor por um tempo.

4 comentários:

  1. Natã Nonato9 de dezembro de 2018 02:19
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.