A PALAVRA DO DIA-Onde está Deus?


Juízes 10–21

O Senhor chama outros juízes, inclusive Sansão, para libertar os israelitas de seus inimigos

Antes da aula, escreva a seguinte pergunta no quadro: O que você acha que o Pai Celestial gostaria que você realizasse em sua vida?

À medida que os alunos entrarem na sala de aula, peça-lhes que escrevam sua resposta a essa pergunta em seu caderno de classe ou no diário de estudo das escrituras.

Depois de lhes dar tempo suficiente, peça a vários alunos que contem à classe o que escreveram. A resposta deles pode mencionar servir ao Senhor e ao próximo, receber as ordenanças e os convênios essenciais, criar uma família eterna, estudar e formar-se, desenvolver dons, talentos e atributos divinos ou viver dignamente para voltar à presença do Pai Celestial.

Você pode testificar do potencial divino de seus alunos. Peça-lhes que, ao estudar Juízes 10–21, procurem princípios que vão ajudá-los a entender o que pode impedi-los de realizar as coisas que o Pai Celestial deseja para eles.

Se desejar, mostre o diagrama intitulado “Ciclo do Pecado e da Libertação no Livro dos Juízes” da lição 76. Resuma Juízes 10–12 e explique que, depois de os israelitas terem novamente voltado a adorar falsos deuses, foram oprimidos por seus inimigos, os amorreus. Quando os israelitas se voltaram para o Senhor, Ele chamou um juiz de nome Jefté para libertá-los de seus inimigos.

Peça a um aluno que leia Juízes 13:1 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que os israelitas fizeram depois que foram libertados de seus inimigos.

  • De que tipo de líder os israelitas precisavam para ajudá-los a se libertar definitivamente de seus inimigos? (Um líder justo e espiritual que os ajudasse a abandonar seus pecados.)

Peça a um aluno que leia Juízes 13:2–5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique características especiais do novo líder que o Senhor enviaria para ajudar os israelitas.

  • Que características especiais tinha o novo líder?

  • O que significa dizer que a criança seria nazireu?

Lembre os alunos de que os nazireus eram os que faziam votos ou convênio de dedicar-se a Deus por determinado tempo. Durante o período de seus votos, os nazireus prometiam não tomar vinho, não tocar em coisas mortas e não cortar o cabelo.

Chame a atenção para o diagrama “Ciclo do Pecado e da Libertação no Livro dos Juízes”.

  • Como os israelitas poderiam ser abençoados por um líder cuja vida fosse dedicada ao Senhor? (Esse líder teria o potencial de ajudar os israelitas a quebrar o ciclo do pecado para que fossem libertados de seus inimigos.)

Resuma Juízes 13:6–23 e explique que o anjo reapareceu à mulher e a seu marido e repetiu a mensagem sobre o filho deles. Diga à classe que identifique em Juízes 13:24 o nome da criança, o novo líder dos israelitas.

Peça a um aluno que leia Juízes 14:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Sansão quis quando se tornou adulto.

  • Qual era o desejo de Sansão?

  • O que havia de errado com esse desejo? [O Senhor tinha ordenando aos israelitas que não se casassem com pessoas que não faziam parte do povo do convênio, pois esses casamentos resultariam em pecado e destruição (ver Deuteronômio 7:3–4).]

  • O que aprendemos sobre Sansão nos versículos 1–3? (Sansão colocou seus próprios desejos acima da vontade de Deus.)

Escreva a seguinte frase incompleta no quadro: Se colocarmos nossos desejos acima da vontade de Deus, …

Peça aos alunos que ponderem como completariam essa frase ao continuarem a ler sobre as escolhas de Sansão.

Peça a alguém que leia em voz alta Juízes 14:5–6. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Sansão fez ao viajar para casar-se com a filisteia.

  • O que esses versículos dizem sobre a força física de Sansão?

  • De acordo com o versículo 6, qual era a fonte da força física de Sansão?

Explique-lhes que hoje, quando falamos de alguém que tem o Espírito do Senhor, geralmente nos referimos a uma pessoa que é fiel e obediente, portanto, próxima do Senhor. No entanto, dentro desse contexto, referindo-se a Sansão (ver Juízes 14:6, 1915:14), a frase parece reconhecer a extraordinária força física de Sansão como um dom de Deus. As escrituras dão crédito ao Senhor, a verdadeira fonte do dom de Sansão, dizendo “o Espírito do Senhor (…) poderosamente se apossou dele”, mas isso não significa necessariamente que o Senhor inspirou ou aprovou as ações de Sansão. Às vezes, Sansão usou seu dom de força de maneira apropriada, outras vezes não.

Resuma Juízes 14:7–15 e explique que, quando Sansão retornou de Timnate, viu que algumas abelhas tinham feito uma colmeia na carcaça do leão que ele tinha matado. Sansão usou essa experiência para inventar uma charada e desafiar os filisteus. Quando os filisteus não conseguiram decifrar a charada, ameaçaram a esposa de Sansão e a convenceram a obter a resposta com o marido. Isso deu início a uma série de conflitos entre Sansão e os filisteus.

Distribua cópias dos seguintes resumos para os alunos. Peça-lhes que escrevam ao lado de cada resumo os desejos ou as emoções que eles acham que motivaram Sansão. Os alunos podem fazer essa atividade individualmente, em duplas ou em pequenos grupos.



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.