A PALAVRA DO DIA-O Sol e a Lua “ficam parados”


Josué 10 Estudo: O Sol e a Lua “ficam parados”

Em Josué 10 vemos as consequências da aliança que Josué fez com os gibeonitas. Gibeão foi cercada por cinco reis que queriam toma-la, diante disso, eles enviaram mensageiros a Josué suplicando ajuda, com base no juramento que havia entre eles.

O Senhor ordenou que Josué fosse e não temesse, pois ele teria uma grande vitória diante desses reis. Aconteceu que pelejando Josué contra eles, ordenou que o sol e a lua se detivessem, até que Israel vencesse e a batalha acabasse.

Pois bem, o Senhor ouviu a oração de Josué e de alguma forma, aquele dia foi mais longo do que qualquer outro em toda a história da humanidade.

Segundo a descrição do versículo 13, de que o sol se deteve no meio do céu, muitos estudiosos acreditam que o Senhor diminuiu a rotação da Terra, até que a batalha acabasse.

De qualquer forma, o que se viu naquele dia foi algo extraordinário.

Dia após dia, batalha após batalha, o Senhor confirmava Sua promessa a Israel e Sua presença pessoal ao lado de Josué para comandar o povo nessa jornada.

Temos um Deus bom e fiel, que ajuda não apenas a alguns de seus filhos, mas a todos que se achegarem a Ele com fé, dependência e amor.

Esboço de Josué 10:

10.1 – 6: A associação contra Gibeão

10.7 – 14: O sol e a lua “ficam parados”

10.15 – 27: Os cinco reis são mortos

10.28 – 43: Sete reis são derrotados e mortos 

 

Josué 10.1 – 6: A associação contra Gibeão

1 Sucedeu que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, soube que Josué tinha conquistado Ai e a tinha destruído totalmente, fazendo com Ai e seu rei o que fizera com Jericó e seu rei, e que o povo de Gibeom tinha feito a paz com Israel e estava vivendo no meio deles.

2 Ele e o seu povo ficaram com muito medo, pois Gibeom era tão importante como uma cidade governada por um rei; era maior do que Ai, e todos os seus homens eram bons guerreiros.

3 Por isso Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, fez o seguinte apelo a Hoão, rei de Hebrom, a Piram, rei de Jarmute, a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom:

4 “Venham para cá e ajudem-me a atacar Gibeom, pois ela fez a paz com Josué e com os israelitas”.

5 Então os cinco reis dos amorreus, os reis de Jerusalém, de Hebrom, de Jarmute, de Laquis e de Eglom reuniram-se e vieram com todos os seus exércitos. Cercaram Gibeom e a atacaram.

6 Os gibeonitas enviaram esta mensagem a Josué, no acampamento de Gilgal: “Não abandone os seus servos. Venha depressa! Salve-nos! Ajude-nos, pois todos os reis amorreus que vivem nas montanhas se uniram contra nós!”

Josué 10.7 – 14: O sol e a lua “ficam parados”

7 partiu de Gilgal com todo o seu exército, inclusive com os seus melhores guerreiros.

8 E disse o Senhor a Josué: “Não tenha medo desses reis; eu os entreguei nas suas mãos. Nenhum deles conseguirá resistir a você”.

9 Depois de uma noite inteira de marcha desde Gilgal, Josué os apanhou de surpresa.

10 O Senhor os lançou em confusão diante de Israel, que lhes impôs grande derrota em Gibeom. Os israelitas os perseguiram na subida para Bete-Horom e os mataram por todo o caminho, até Azeca e Maquedá.

11 Enquanto fugiam de Israel na descida de Bete-Horom para Azeca, do céu o Senhor lançou sobre eles grandes pedras de granizo, que mataram mais gente do que as espadas dos israelitas.

12 No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao ­Senhor, na presença de Israel: “Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!”

13 O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.

14 Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!

Josué 10.15 – 27: Os cinco reis são mortos

15 Então Josué voltou com todo o Israel ao acampamento em Gilgal.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE ONLINE E TENHA ACESSO A CONTEÚDO EXCLUSIVO.

16 Os cinco reis fugiram e se esconderam na caverna de Maquedá.

17 Avisaram a Josué que eles tinham sido achado

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.