A PALAVRA DO DIA-O que significa “fugir das paixões da mocidade?”


Como faço para usar esse breve tempo na minha vida?

Escrito por Nellie Owens
O que significa “fugir das paixões da mocidade?”

Há muito com o que eu posso estar ocupado com como um jovem. O mundo está aberto e cheio de possibilidades. Mas, a verdade é que eu sou apenas jovem uma vez. Então, como eu uso as oportunidades que me foram dadas? Paulo escreve: “Que ninguém despreze a vossa juventude, mas seja um exemplo para os crentes na palavra, na conduta, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” 1 Timoteos 4:12.

Ele também escreve em 2 Timóteo 2:22, “Fujam também os desejos juvenis; Buscai a justiça, a fé, o amor, a paz com os que invocam o Senhor de coração puro.

Quais são os desejos juvenis?

O termo “paixões da mocidade” pode abranger muitas áreas. A luxúria por dinheiro. O desejo de honra e reconhecimento. O desejo pelo poder. E não menos importante, atração e desejo por outra pessoa ou pessoas. Quando se trata dessa luxúria particular, pode haver toda uma série de fantasias impuras, pensamentos e idéias que bombardeiam minha mente.

Ser atraído por alguém não é errado, em si mesmo. Mas, a atração é muitas vezes enganosa e, mais frequentemente do que não, leva a minhas próprias luxúrias e desejos dirigindo minhas ações, em vez de um amor genuíno por meu Pai. O resultado de viver de acordo com as minhas concupiscências – permitir pensamentos e idéias que não são puros para viver e residir em meu coração e mente – é o pecado. E o que o pecado faz? Separa-me em meu espírito de Deus. Isso arruína minhas relações com os outros. Ela dificulta, corrompe e destrói a cada passo. (Gálatas 6:18, Romanos 6:23)

Zelo pela pureza

Não é nenhum milagre que Paulo usou palavras tão fortes! Sua exortação a Timóteo é inegavelmente relevante e incrivelmente útil quando se trata de ensinar-me como posso manter meu coração e consciência puros diante do rosto de Deus. Paulo exorta Timóteo a fugir das paixões da juventude; Para rejeitá-los completamente. Havia um zelo intenso em seu coração por pureza e piedade.

Tenho esse mesmo zelo no meu próprio coração? Alinho minha vida com o que a Palavra de Deus diz? Ou posso deixar espaço para uma pequena impureza “aqui e ali”?

Jesus possuía tanto zelo no Seu coração. Seu rosto estava posto como um pederne contra o pecado. (Isaías 50: 7) Ele se entregou inteiramente à vontade de Deus e não permitiu que a impureza se manifestasse em Sua vida.

O resultado da fidelidade

Quanto mais procuro a vontade de Deus para minha vida, mais clara e séria se torna. Paulo não está exortando Timóteo a fugir sempre que ele é tentado ou atraído por alguém. Ele está encorajando-o a tomar uma batalha contra a impureza, a rejeitar conscientemente o que não tem base na vontade de Deus ou na Palavra em sua vida. Ele está encorajando Timóteo a buscar e viver de acordo com o padrão de pureza que Jesus estabelece em Mateus 5: 27-30: Pureza em cada pensamento, palavra, olhar e intenção.

Quando penso na esperança e nas promessas que o Evangelho oferece – quando penso no objetivo final: ser como ele – então não há nenhum ponto de interrogação de fugir das paixões juvenis. Não há dúvida sobre nutrir ou mimar minha própria carne pecaminosa com um pouco de flerte aqui ou um pensamento indulgente ali. Torna-se bastante óbvio: devo lançar toda a impureza no lixo e correr pela minha vida em direção à justiça, à fé, ao amor e à paz!

Um rosto como um sílex

Devo permitir que Deus e Sua Palavra formem e direcionem minha vida, e lute e batalhe pela pureza que eu li em Sua Palavra. E, claro, Deus me ajudará nisso; Ele vai se certificar de que eu não fique envergonhado. Os jovens que fogem das luxúrias juvenis e lutam pela pureza em suas vidas são poucos e distantes entre si. Eles são extremamente preciosos aos olhos de Deus, e Ele é capaz de usá-los para realizar Sua boa e perfeita vontade na terra.“Portanto, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, e preparado para toda boa obra.” 2 Timoteo 2:21.

Você deseja ser alguém que é firme na pureza e preparado para toda boa obra? Aquele que é como Jesus, seu Mestre?

Então aceite este desafio! Escolha ser um desses jovens raros com um rosto como uma pedra (sílex) contra qualquer indício de impureza. Deus vai ricamente pagar cada alma que está disposta a fazer isso por amor a Ele.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.