Ao longo do tempo o Nome de Jesus tem sido proclamado de muitas formas. São 2000 anos, inúmeras gerações e mesmo assim, sempre há pessoas que foram tocadas por Ele. Seu nome significa salvação e tem um propósito bem definido, desde antes do seu nascimento.

  

Nesse estudo bíblico eu pretendo te mostrar como ele começou a ser anunciado pelos apóstolos e porquê. Você vai ver também o que o nome de Jesus é capaz de fazer e o que podemos fazer com Ele.

Espero que goste. Boa leitura!

O Nome De Jesus É Anunciado Pelos Apóstolos

Tudo começou com a tradicional ida de Pedro e João à oração no templo de Jerusalém. Eles encontraram um mendigo, coxo de nascimento com a idade de 40 anos. O homem pede para eles uma esmola. Pedro então responde: 

“Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. (Atos 3:6,7)

O Homem agora curado dá testemunho diante de todos alegremente, louvando a Deus. Ao ouvir o alvoroço, uma multidão cercou o homem que foi curado para ver o que havia acontecido. Foi quando Pedro falou poderosamente sobre o nome de Jesus:

“Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo. 

Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino. Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver. (Atos 3:12-16)

O Poderoso Nome De Jesus

O NOME DE JESUS

No Antigo Testamento temos o testemunho de muitos milagres por meio dos profetas. Abraão. Moisés. Elias. Através deles Deus Jeová operou maravilhas. Por saber que isso estava presente na mente dos judeus, Pedro faz questão de deixar claro que o nome de Jesus, havia operado esse milagre.

Embora Jesus tivesse sido crucificado e morto, ele ressuscitou, e o seu poder, o seu nome continua operando maravilhas.

As autoridades judaicas ao perceber o alvoroço e tendo ouvido o testemunho de Pedro e João sobre Jesus, mandaram prender os apóstolos.

No dia seguinte, as autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei reuniram-se em Jerusalém. Mandaram trazer Pedro e João diante deles e começaram a interrogá-los: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso? “

Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!

“Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores”. (Atos 4:5,7-10)

Mais uma vez o apóstolo Pedro testemunha corajosamente sobre Jesus Cristo. Assim como antes, Pedro atribuí o feito ao poder do nome de Cristo.

As autoridades percebendo a convicção dos apóstolos, e sabendo que eram galileus, ou seja, homens de uma região típica de pescadores e não de estudiosos, “ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus”. (Atos 4:13)

Pedro e João foram liberados com a severa instrução de que nunca mais deviam ensinar sobre o nome de Jesus. Claro que eles não obedeceram. Glória a Deus!

O Que É Capaz De Fazer?

O nome de Jesus é infinitamente poderoso. Não pretendo falar sobre as infinitas possibilidades dele, até porque é impossível. Vamos ver apenas algumas das inúmeras maravilhas que o nome de Jesus é capaz de fazer.

Salvar

ASSIM FORAM ALGUNS DE VOCÊS. MAS VOCÊS FORAM LAVADOS, FORAM SANTIFICADOS, FORAM JUSTIFICADOS NO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO E NO ESPÍRITO DE NOSSO DEUS. (1 CORÍNTIOS 6:11)

O nome de Jesus Cristo é o único capaz de nos salvar. Você pode saber mais sobre isso lendo oEstudo Bíblico Sobre a Salvação Eterna. Deus o Pai, deu a Jesus autoridade para ser a ligação entre a humanidade e o Pai e o Espírito Santo.

Operar Milagres

ELA CONTINUOU FAZENDO ISSO POR MUITOS DIAS. FINALMENTE, PAULO FICOU INDIGNADO, VOLTOU-SE E DISSE AO ESPÍRITO: “EM NOME DE JESUS CRISTO EU LHE ORDENO QUE SAIA DELA! ” NO MESMO INSTANTE O ESPÍRITO A DEIXOU. (ATOS 16:18)

O nome de Cristo é tão poderoso que até mesmo espíritos malignos se sujeitam a ele. O diabo, os demônios, feitiços, maldições, etc. Nenhum desses, pode prevalecer contra o poder do nome do Filho de Deus. Nem contra o servos de Cristo que possuem aliança real com ele.

O nome de Jesus também cura os enfermos. No princípio da igreja como vimos os apóstolos operaram inúmeros sinais por meio do seu poder. Ainda hoje se você invocá-lo com a fé necessária, você verá a glória de Deus.

O Que Devemos Fazer Em Nome De Jesus?

Não podemos fazer tudo o que queremos ou pensamos em nome de Jesus. Não podemos abusar da bondade de Deus. Para evitar que incorramos nesse erro é muito importante que conhecer sua vontade por meio da Bíblia Sagrada, que revela a vontade de Deus.

Orar

O QUE VOCÊS PEDIREM EM MEU NOME, EU FAREI”. (JOÃO 14:14)

ATÉ AGORA VOCÊS NÃO PEDIRAM NADA EM MEU NOME. PEÇAM E RECEBERÃO, PARA QUE A ALEGRIA DE VOCÊS SEJA COMPLETA. (JOÃO 16:24)

E EU FAREI O QUE VOCÊS PEDIREM EM MEU NOME, PARA QUE O PAI SEJA GLORIFICADO NO FILHO. (JOÃO 14:13)

NESSE DIA, VOCÊS PEDIRÃO EM MEU NOME. NÃO DIGO QUE PEDIREI AO PAI EM FAVOR DE VOCÊS. (JOÃO 16:26)

O nome de Jesus é “a chave que abre o céu”!

O irmão André, fundador da Missão Portas abertas, certa vez disse: “A fé é como a porta automática de um supermercado. Quando você se aproxima o suficiente, ela abre”. Da mesma forma é o nome de Jesus. Quando você se aproxima do céu com Ele, as portas se abrem.

Se as suas orações são feitas em nome de Jesus Ele garante que te ouvirá.

Nos Reunir

QUANDO VOCÊS ESTIVEREM REUNIDOS EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS, ESTANDO EU COM VOCÊS EM ESPÍRITO, ESTANDO PRESENTE TAMBÉM O PODER DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. (1 CORÍNTIOS 5:4)

As nossas reuniões, celebrações, cultos, enfim, todas as vezes que nos reunirmos para adorar a Deus, devemos nos reunir apenas em nome de Jesus. Para a glória dele.

Nossos momentos de comunhão, como igreja, não devem ser separados apenas para homenagens, veneração humana, politica, desabafos terrenos. Quando nos reunirmos como Igreja deve ser para adorar a pessoa de Cristo.

Glorificar

ASSIM O NOME DE NOSSO SENHOR JESUS SERÁ GLORIFICADO EM VOCÊS, E VOCÊS NELE, SEGUNDO A GRAÇA DE NOSSO DEUS E DO SENHOR JESUS CRISTO. (2 TESSALONICENSES 1:12)

A nossa forma de viver deve sobre qualquer circunstância deve glorificar o nome de Jesus. Como cristãos não podemos mais viver na prática do pecado. Não podemos mais amar aos elementos que dão prazer a natureza da carne, mas que aborrecem a Deus.

Dar Graças a Deus

DANDO GRAÇAS CONSTANTEMENTE A DEUS PAI POR TODAS AS COISAS, EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. (EFÉSIOS 5:20)

POR MEIO DE JESUS, PORTANTO, OFEREÇAMOS CONTINUAMENTE A DEUS UM SACRIFÍCIO DE LOUVOR, QUE É FRUTO DE LÁBIOS QUE CONFESSAM O SEU NOME. (HEBREUS 13:15)

Deus não recebe orações ou ações de graça que não sejam oferecidas por intermédio do nome de Jesus, seu Filho Unigênito. Muitas pessoas atribuem a vinda da chuva, da colheita, do dinheiro, etc. a “santos”, divindades.

Oram, rezam e pedem a pessoas que já morreram, ou deuses fictícios que operem milagres em seu favor. Somente o nome do Cristo vivo, ao ser usado, é eficaz e agradável a Deus.

Pregar o Evangelho

NO ENTANTO, QUANDO FILIPE LHES PREGOU AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS E DO NOME DE JESUS CRISTO, CRERAM NELE, E FORAM BATIZADOS, TANTO HOMENS COMO MULHERES. (ATOS 8:12)

Ao anunciar as boas-novas, o Evangelho do Reino, devemos fazê-lo em nome de Jesus, ele é o Senhor do reino dos céus. É regra em sociedades monárquicas que tudo o que for feito: pronunciamentos, leis, alianças, agradecimentos, sejam feitos em nome do Rei.

O evangelho não pode ser pregado com bases teológicas muito complicadas. Devemos apenas anunciar o nome de Jesus. O apóstolo Paulo tomou essa decisão:

Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. (1 Coríntios 2:1-5)

Fazer Tudo

TUDO O QUE FIZEREM, SEJA EM PALAVRA OU EM AÇÃO, FAÇAM-NO EM NOME DO SENHOR JESUS, DANDO POR MEIO DELE GRAÇAS A DEUS PAI. (COLOSSENSES 3:17)

As normas do cristianismo devem fazer parte do nosso dia-a-dia, ão apenas no domingo. Deve estar presente no nosso lar. Naquilo que assistimos, ouvimos, falamos.

Deve estar nos nossos relacionamentos com família, amigos, outros cristãos. Deve estar na nossa fidelidade ao Deus único e invisível, mas que é real. Quando estamos sozinhos. Nos nossos negócios, enfim. “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação…” 

Conclusão

O nome de Jesus é o nome que está sobre todo nome!

Muito em breve, todo o joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor (Filipense 2.5-11). Sendo assim invoque o Nome de Jesus e alcançará o favor de Deus.

Por fim, eu gostaria de conhecer sua opinião sobre o assunto. Qual a sua impressão?

Deixe seu comentário, será muito importante!

Deus abençoe!