A PALAVRA DO DIA-O Pedido de Calebe a Josué


 Calebe a Josué

Josué 14 Estudo: O Pedido de Calebe a Josué

Em Josué 14 vemos o pedido corajoso e cheio de fé feito por Calebe. Quando os espias desanimaram o povo com um relatório de pânico, ele e Josué foram os únicos que permaneceram crendo no Senhor.

Como consequência, o Senhor prometeu que lhe daria a terra onde seus pés pisaram, como herança a ele e sua família.

Agora, 45 anos depois, Calebe vem a Josué pedir o direito de conquistar sua herança, ele consente que ele vá a Hebrom, uma terra muito boa que estava no alto do monte e era cheia de gigantes.

A atitude de Calebe é fantástica. Ele diz a Josué, que se sente tão bem hoje, quanto a 45 anos atrás e sua fé permanece firme, pois mesmo sendo já de idade seu desejo é o de continuar conquistando e vivendo as promessas de Deus.

Que grande exemplo para nós!

Muitos que estão cheios de vigor e tem a vida inteira pela frente, tem as promessas de Deus, mas desanimaram. Muitos não foram nem pelo combate, mas pelo rumor da guerra. Estão com medo, sentindo-se incapazes.

Esqueceram que a batalha é do Senhor e não nossa. Ao invés de manter uma atitude confiante no que Deus é poderoso para fazer, tentam por suas próprias forças, por isso se sentam cansados.

Calebe vivia debaixo da unção de Deus, e passados 45 anos, seu vigor e ânimo eram os mesmos.

Esboço de Josué 14:

14.1 – 5: Repartição de Canaã

14.6 – 15: O pedido de Calebe 

 

Josué 14.1 – 5: Repartição de Canaã

1 Foram estas as terras que os israelitas receberam por herança em Canaã, e que o sacerdote Eleazar, Josué, filho de Num, e os chefes dos clãs das tribos dos israelitas repartiram entre eles.

2 A divisão da herança foi decidida por sorteio entre as nove tribos e meia, como o Senhor tinha ordenado por meio de Moisés,

3 pois Moisés já tinha dado herança às duas tribos e meia a leste do Jordão. Mas aos levitas não dera herança entre os demais.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE ONLINE E TENHA ACESSO A CONTEÚDO EXCLUSIVO.

4 Os filhos de José formaram as duas tribos de Manassés e Efraim. Os levitas não receberam porção alguma da terra; receberam apenas cidades onde viver, com pastagens para os seus rebanhos.

5 Os israelitas dividiram a terra conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Josué 14.6 – 15: O pedido de Calebe

6 Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você.

7 Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança,

8 mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus.

9 Por isso naquele dia Moisés me jurou: “Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus”.

10 Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!

11 Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época.

12 Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu.

13 Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança.

14 Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, o Deus de Israel.

15 Hebrom era chamada Quiriate-Arba, em homenagem a Arba, o maior dos enaquins. E a terra teve descanso da guerra.

Sobre o autor  | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

 

Seja o primeiro a comentar!

}); Este site usa cookies para melhorar sua exper

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.