A PALAVRA DO DIA-O Amigo e a Vinha


BÍBLIA DE ESTUDO ONLINE Diego Nascimento

Isaías 5 Estudo: O Amigo e a Vinha

Isaías 5 Estudo: O Amigo e a Vinha

Em Isaías 5, o profeta conta uma parábola em que, um homem plantou uma vinha. Ele planejou tudo de bom para ela, por isso a plantou em um solo fértil e a cercou com adubo.

Além disso, ele a protegeu com uma cerca para que nada lhe causasse mal. Contudo, a vinha não deu bons frutos. Seus frutos eram azedos.

Após a ilustração, o Senhor Deus diz: “a vinha é Israel”. Ele esperava que o seu povo desse bons frutos. Planejou que eles fossem um exemplo de justiça, verdade, amor e compaixão, mas isso não aconteceu.

Além disso, o profeta revela que a fata de conhecimento de Deus será a causa de eles serem levados cativos, pelos inimigos. É muito importante que na vida, dediquemos o maior tempo a conhecer a Deus. Precisamos investir tudo o que temos nisso. Se o fizermos, nós e a nossa casa será poupada de grande mal.

Esboço de Isaías 5:

5.1 – 6: O Amigo e a Vinha

5.7 – 12: Israel é a Vinha

5.13 – 23: A falta de conhecimento

5.24 – 30: Consumidos pelo fogo

 

Isaías 5.1 – 6: O Amigo e a Vinha

1 Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina.

2 Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas.

3 Agora, habitantes de Jerusalém e homens de Judá, julguem entre mim e a minha vinha.

4 Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito? Então, por que só produziu uvas azedas, quando eu esperava uvas boas?

5 Pois eu lhes digo o que vou fazer com a minha vinha: Derrubarei a sua cerca para que ela seja transformada em pasto; derrubarei o seu muro para que seja pisoteada.

6 Farei dela um terreno baldio; não será podada nem capinada; espinheiros e ervas daninhas crescerão nela. Também ordenarei às nuvens que não derramem chuva sobre ela.

Isaías 5.7 – 12: Israel é a Vinha

7 Pois bem, a vinha do Senhor dos Exércitos é a nação de Israel, e os homens de Judá são a plantação que ele amava. Ele esperava justiça, mas houve derramamento de sangue; esperava retidão, mas ouviu gritos de aflição.

8 Ai de vocês que adquirem casas e mais casas, propriedades e mais propriedades, até não haver mais lugar para ninguém e vocês se tornarem os senhores absolutos da terra!

9 O Senhor dos Exércitos me disse: Sem dúvida muitas casas ficarão abandonadas, as casas belas e grandes ficarão sem moradores.

10 Uma vinha de dez alqueires só produzirá um pote de vinho, um barril de semente só dará uma arroba de trigo.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE ONLINE E TENHA ACESSO A CONTEÚDO EXCLUSIVO.

11 Ai dos que se levantam cedo para embebed

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.