A PALAVRA DO DIA-Números 5 Estudo: Imundos Devem Ser Removidos


vem Ser Removidos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em Números 5 vemos algo que é recorrente em Levítico, as recomendações acerca da pureza e santificação. Aqui, vemos que o contato com os mortos era algo que provocava impureza no povo (quanto a explicação sobre as recomendações cerimônias dos israelitas leia o comentário de Levítico 12).

Fazendo uma aplicação prática aos nossos dias, devemos estar atentos quanto ao tipo de relacionamento que temos com os descrentes, para que não aconteça de sermos contaminados por seu estilo de vida, decisões e incredulidade.

A segunda boa lição deste capítulo, se refere a restituição (v.7). Ao cometer erro contra o próximo, um israelita não deveria apenas pedir perdão, mas restituir em 20% os danos materiais ou emocionais que o seu tivesse causado.

No caráter de Deus a justiça é algo muito valioso. Vemos tantas pessoas causando tantos males a outras e não fazem absolutamente nada para restituir suas perdas, sendo algo completamente contrário ao que a Palavra de Deus recomenda, de sermos conscientes não apenas dos nossos erros, mas de assumir o prejuízo que eles causaram a outros.

Por fim, quando um israelita estivesse sob acusação ou suspeita de pecado ainda não comprovado, deveria apresentar suas ofertas sem o óleo e incenso, como símbolo de tristeza e quebrantamento.

A aflição deve nos aproximar ainda mais da oração. Com um coração quebrantado e contrito, devemos nos aproximar do nosso Deus. Assim como o rei Ezequias fez nos dias das ameaças de Senaqueribe.

O Senhor quer ouvir a nossa oração. Ele está disposto a nos dar vitória sobre as nossas dores.

Esboço de Números 5:

5.1 – 10: Imundos devem ser removidos

5.11 – 19: Lidando com o ciúme

5.20 – 31: Lidando com a traição

 

Números 5.1 – 10: Imundos devem ser removidos

1 O Senhor disse a Moisés:

2 Ordene aos israelitas que mandem para fora do acampamento todo aquele que tiver lepra, ou que tiver um fluxo, ou que se tornar impuro por tocar um cadáver.

3 Mande-os para fora do acampamento, tanto homens como mulheres, para que não contaminem o seu próprio acampamento, onde habito entre eles.

4 Os israelitas assim fizeram e os mandaram para fora do acampamento, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

5 E o Senhor disse a Moisés:

6 Diga aos israelitas: Quando um homem ou uma mulher prejudicar outra pessoa e, portanto, ofender o Senhor, será culpado.

7 Confessará o pecado que cometeu, fará restituição total, acrescentará um quinto a esse valor e entregará tudo isso a quem ele prejudicou.

8 Mas, se o prejudicado não tiver nenhum parente próximo para receber a restituição, esta pertencerá ao Senhor e será entregue ao sacerdote, juntamente com o carneiro com o qual se faz propiciação pelo culpado.

9 Todas as contribuições, ou seja, todas as dádivas sagradas que os israelitas trouxerem ao sacerdote, pertencerão a ele.

10 As dádivas sagradas de cada pessoa pertencem a ela, mas o que ela der ao sacerdote pertencerá ao sacerdote.

Números 5.11 – 19: Lidando com o ciúme

11 Então o Senhor disse a Moisés:

12 Diga o seguinte aos israelitas: Se a mulher de alguém se desviar e lhe for infiel,

13 e outro homem deitar-se com ela, e isso estiver oculto de seu marido, e a impureza dela não for descoberta, por não haver testemunha contra ela nem ter ela sido pega no ato;

14 se o marido dela tiver ciúmes e suspeitar de sua mulher, esteja ela pura ou impura,

15 ele a levará ao sacerdote, com uma oferta de um jarro de farinha de cevada em favor dela. Não derramará azeite nem porá incenso sobre a farinha, porque é uma oferta de cereal pelo ciúme, para que se revele a verdade sobre o pecado.

16 O sacerdote trará a mulher e a colocará perante o Senhor.

17 Então apanhará um pouco de água sagrada num jarro de barro e colocará na água um pouco do pó do chão do tabernáculo.

18 Depois de colocar a mulher perante o Senhor, o sacerdote soltará o cabelo dela e porá nas mãos dela a oferta memorial, a oferta pelo ciúme, enquanto ele mesmo terá em sua mão a água amarga que traz maldição.

19 Então o sacerdote fará a mulher jurar e lhe dirá: Se nenhum outro homem se deitou com você e se você não foi infiel nem se tornou impura enquanto casada, que esta água amarga que traz maldição não lhe faça mal.

Números 5.20 – 31: Lidando com a traição

20 Mas, se você foi infiel enquanto casada e se contaminou por ter se deitado com um homem que não é seu marido —

21 então o sacerdote fará a mulher pronunciar este juramento com maldição — que o Senhor faça de você objeto de maldição e de desprezo no meio do povo fazendo que a sua barriga inche e que você jamais tenha filhos.

22 Que esta água que traz maldição entre em seu corpo, inche a sua barriga e a impeça de ter filhos. Então a mulher dirá: Amém. Assim seja.

23 O sacerdote escreverá essas maldições num documento e depois as lavará na água amarga.

24 Ele a fará beber a água amarga que traz maldição, e essa água entrará nela, causando-lhe amargo sofrimento.

25 O sacerdote apanhará das mãos dela a oferta de cereal pelo ciúme, a moverá ritualmente perante o Senhor e a trará ao altar.

26 Então apanhará um punhado da oferta de cereal como oferta memorial e a queimará sobre o altar; depois disso fará a mulher beber a água.

27 Se ela houver se contaminado, sendo infiel ao seu marido, quando o sacerdote fizer que ela beba a água que traz maldição, essa água entrará nela e causará um amargo sofrimento; sua barriga inchará e ela, incapaz de ter filhos, se tornará objeto de maldição entre o seu povo.

28 Se, porém, a mulher não houver se contaminado, mas estiver pura, não sofrerá punição e será capaz de ter filhos.

29 Esse é, pois, o ritual quanto ao ciúme, quando uma mulher for infiel e se contaminar enquanto casada,

30 ou quando o ciúme se apoderar de um homem porque suspeita de sua mulher. O sacerdote a colocará perante o Senhor e a fará passar por todo esse ritual.

31 Se a suspeita se confirmar ou não, o marido estará inocente; mas a mulher sofrerá as consequências da sua iniquidade.

Canal do Jesus e a Bíblia

Mais de mil vídeos relacionados à Bíblia Sagrada para você estudar.
INSCREVA-SE

Instagram: diegonascimento316

ME SIGA e receba aviso sobre novas publicações e conteúdo exclusivo.
SEGUIR

LEAVE A REPLY

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.