A PALAVRA DO DIA-Números 20 Estudo: Eles Não Aprenderam


Em Números 20 vemos que o povo de Israel chega até Cades. Devemos lembrar que há três décadas eles estão no deserto, desde que o Senhor os julgou por sua incredulidade diante do relatório dos espias com relação a terra prometida.

Mais um vez, vê-se que eles não aprenderam. Os filhos da primeira geração, reclamam pela falta de água em Êxodo 17, e mesmo com a provisão em Horebe, ele não creem no Senhor. Não houve crescimento espiritual em suas vidas.

Ao contrário do que tinha acontecido anos atrás, Moisés deveria falar à rocha para que dela saísse água, e não feri-la, como em Horebe.

Contudo, Moisés provavelmente estressado com a reclamação do povo, levantou a vara e feriu a rocha, duas vezes e a água saiu. A desobediência a esse detalhe custou caro. O Senhor o proibiu de entrar na terra prometida.

A rocha representa Cristo, e ela já havia sido ferida em Horebe, e não poderia ser ferida novamente, tal como Jesus que não pode novamente ser crucificado.

Nessa ocasião, Moisés deveria ter falado à rocha, e sairia água. Assim como Cristo, a quem hoje recorremos através da oração e somos ouvidos.

Muitos acham que Deus foi muito duro com Moisés, mas a realidade é que alguém como ele, a quem o Senhor confiou grandes coisas e com quem falava face a face, não podia ter cometido o erro de ferir o que representava o Filho de Deus.

A quem muito é dado, muito é cobrado.

Esboço de Números 20:

20.1 – 13: A morte de Mirã e as águas de Meribá

20.14 – 21: Os edomitas recusam favor a Israel

20.22 – 29: A morte de Arão 

 

Números 20.1 – 13: A morte de Mirã e as águas de Meribá

1 No primeiro mês toda a comunidade de Israel chegou ao deserto de Zim e ficou em Cades. Ali Miriã morreu e foi sepultada.

2 Não havia água para a comunidade, e o povo se juntou contra Moisés e contra Arão.

3 Discutiram com Moisés e disseram: Quem dera tivéssemos morrido quando os nossos irmãos caíram mortos perante o Senhor!

4 Por que vocês trouxeram a assembleia do Senhor a este deserto, para que nós e os nossos rebanhos morrêssemos aqui?

5 Por que vocês nos tiraram do Egito e nos trouxeram para este lugar terrível? Aqui não há cereal, nem figos, nem uvas, nem romãs, nem água para beber!

6 Moisés e Arão saíram de diante da assembleia para a entrada da Tenda do Encontro e se prostraram com o rosto em terra, e a glória do Senhor lhes apareceu.

7 E o Senhor disse a Moisés:

8 “Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”.

9 Então Moisés pegou a vara que estava diante do Senhor, como este lhe havia ordenado.

10 Moisés e Arão reuniram a assembleia em frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?”

11 Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam.

12 O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou”.

13 Essas foram as águas de Meribá, onde os israelitas discutiram com o Senhor e onde ele manifestou sua santidade entre eles.

Números 20.14 – 21: Os edomitas recusam favor a Israel

14 De Cades, Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz o teu irmão Israel: Tu sabes de todas as dificuldades que vieram sobre nós.

15 Os nossos antepassados desceram para o Egito, e ali vivemos durante muitos anos. Os egípcios, porém, nos maltrataram, como também a eles,

16 mas quando clamamos ao Senhor, ele ouviu o nosso clamor, enviou um anjo e nos tirou do Egito. Agora estamos em Cades, cidade na fronteira do teu território.

17 Deixa-nos atravessar a tua terra. Não passaremos por nenhuma plantação ou vinha, nem beberemos água de poço algum. Passaremos pela estrada do rei e não nos desviaremos nem para a direita nem para a esquerda, até que tenhamos atravessado o teu território.

18 Mas Edom respondeu: “Vocês não poderão passar por aqui; se tentarem, nós os atacaremos com a espada”.

19 E os israelitas disseram: “Iremos pela estrada principal; se nós e os nossos rebanhos bebermos de tua água, pagaremos por ela. Queremos apenas atravessar a pé, e nada mais”.

20 Mas Edom insistiu: “Vocês não poderão atravessar”. Então Edom os atacou com um exército grande e poderoso.

21 Visto que Edom se recusou a deixá-los atravessar o seu território, Israel desviou-se dele.

Números 20.22 – 29: A morte de Arão

22 Toda a comunidade israelita partiu de Cades e chegou ao monte Hor.

23 Naquele monte, perto da fronteira de Edom, o Senhor disse a Moisés e a Arão:

24 Arão será reunido aos seus antepassados. Não entrará na terra que dou aos israelitas, porque vocês dois se rebelaram contra a minha ordem junto às águas de Meribá.

25 Leve Arão e seu filho Eleazar para o alto do monte Hor.

26 Tire as vestes de Arão e coloque-as em seu filho Eleazar, pois Arão será reunido aos seus antepassados; ele morrerá ali.

27 Moisés fez conforme o Senhor ordenou; subiram o monte Hor à vista de toda a comunidade.

28 Moisés tirou as vestes de Arão e as colocou em seu filho Eleazar. E Arão morreu no alto do monte. Depois disso, Moisés e Eleazar desceram do monte,

29 e, quando toda a comunidade soube que Arão tinha morrido, toda a nação de Israel pranteou por ele durante trinta dias.

Canal do Jesus e a Bíblia

Mais de mil vídeos relacionados à Bíblia Sagrada para você estudar.
INSCREVA-SE

Instagram: diegonascimento316

ME SIGA e receba aviso sobre novas publicações e conteúdo exclusivo.
SEGUIR

LEAVE A REPLY

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.