A PALAVRA DO DIA-NÃO TROQUE O QUE É ETERNO POR ALGO PASSAGEIRO.


NÃO TROQUE O QUE É ETERNO POR ALGO PASSAGEIRO.

1 Reis 21:1-3 – Sucedeu, depois disto, o seguinte: Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha ao lado do palácio que Acabe, rei de Samaria, tinha em Jezreel. 2 Disse Acabe a Nabote: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto, ao lado da minha casa. Dar-te-ei por ela outra, melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu dê a herança de meus pais.

Introdução

O texto acima nos relata uma história verídica, onde um homem, chamado Nabote possuía uma Vinha (plantação de uva) ao lado do palácio do rei Acabe. Um dia, esse rei passando ao lado da vinha de Nabote teve um desejo em seu coração de tomar posse da terra a qual pertencia a Nobote para formar ali uma horta.

Nabote, tendo o entendimento que a sua vinha não era apenas um pedaço de terra, mas sim uma herança que foi deixada por seus pais, ele se recusou a vender a sua vinha para o rei e disse:

“Guarde-me o SENHOR de que eu dê a herança de meus pais”

 

Reflexão sobre os valores

A terra para os Judeus são consideradas as heranças de cada família, ou tribo, quando lemos em Levitico capítulo 25 verso 23 entendemos que se trata de um mandamento manter a herança da família.

Levítico 25:23 – Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós sois para mim estrangeiros e peregrinos.

Nabote entendia esse mandamento e não abriu mão da sua herança, pois ele tinha o Temor do Senhor em seu coração.

 

O temor do Senhor

Ele não abriu mão de sua herança, pois ele tinha TEMOR. O Temor a Deus fez com que Nabote mantivesse sua terra, foi o temor ao Senhor que fez com que ele não invertesse os valores.

Na Bíblia vemos os benefícios do Temor ao Senhor:

  • O principio da Sabedoria – Proverbios 9:10 – O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
  • Fonte de Vida – Proverbios 14:27 – O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte.
  • Melhor que riquezas – Proverbios 15:16 – Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação.

O temos ao Senhor é algo que Deus requer daqueles que o servem:

Deuteronômio 10:12-13 – Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?

Quando Nabote se recusa a entregar a sua vinha, Acabe fica triste e Jezabel arma contra a vida de Nabote.

Sobre Acabe e Jezabel

Acabe era um crente desviado, pois ele pertencia a nação de Israel, ele era descendente do povo escolhido por Deus, mas em um certo momento ele se desvia da verdade, se desvia dos mandamentos de Deus e perde o temor ao Senhor.

Ele se casa com uma mulher chamada Jezabel. Um mulher fenícia, ela não foi uma simples rainha, mas sim ela foi um instrumento de satanás para a perversão de Israel. Tudo o que é de ruim ela levou para dentro da casa de Deus.

  • Idolatria.
  • Feitiçaria.
  • Prostituição.
  • Orgias.
  • Bebedices.

Ela também tramou contra os profetas de Deus, matou muitos profetas, tramou e tirou a vida de Nabote, depois ameaçou o profeta Elias.

Jezabel era conduzida por um espírito maligno, que perdura até os dias de hoje, tentando implantar as mesmas coisas do passado na igreja atual. Tentando matar os homens e mulheres de Deus, afirmo que esse espírito maligno atua até os dias de hoje baseado na Palavra de Deus, pois quando vamos no livro de Apocalípse vemos Jesus repreendendo a igreja de Tiatira por permitir que o espírito de Jezabel atuasse no meio da igreja.

Apocalipse 2:20 – Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.

O livro de Apocalipse foi escrito em aproximadamente 90 DC, Jezabel esposa de Acabe havia morrido séculos antes, e em uma morte muito trágica, depois veremos, sendo assim, o que Jesus repreende é o espírito de Jezabel que estava atuando na igreja de Tiatia.

Esse mesmo espírito tem atuado nas igrejas de hoje, mas existe uma promessa, que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo.

Foi esse espírito, na vida de uma mulher, que matou Nabote.

Ela matou a Nabote, por ele ser um homem temente a Deus e por não ter vendido a herança de seus pais.

Nabote não trocou algo que era eterno, por algo passageiro.

Vinha x Horta

Nabote tinha um vinha, que foi lhe dado como herança e Acabe queria montar ali uma horta. A vinha, se cuidada, dura séculos, passa de geração em geração. A horta se vai em pouco meses.

Nabote não trocou o eterno pelo passageiro.

Quando Nabote se recusa a vender a sua vinha, Acabe vai para o seu palácio e fica desgostoso e perde o apetite. Sua esposa Jezabel vê Acabe com o rosto virado, amuado, e então pergunta para ele o que aconteceu:

1 Reis 21:5-7 – Porém, vindo Jezabel, sua mulher, ter com ele, lhe disse: Que é isso que tens assim desgostoso o teu espírito e não comes pão? 6 Ele lhe respondeu: Porque falei a Nabote, o jezreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, dar-te-ei outra em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha. 7 Então, Jezabel, sua mulher, lhe disse: Governas tu, com efeito, sobre Israel? Levanta-te, come, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita.

Ela tirou o anel do rei, ou seja tirou o símbolo de autoridade do rei e decretou a morte do pobre Nabote.

1 Reis 21:8-10 – 8 Então, escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o sinete dele e as enviou aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote. 9 E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum e trazei Nabote para a frente do povo. 10 Fazei sentar defronte dele dois homens malignos, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei. Depois, levai-o para fora e apedrejai-o, para que morra.

Assim que Acabe sabe da noticia que Nabote estava morto, ele vai para tomar posse da terra, tomar posse daquilo que não era seu.

Mas Deus é um Justo, e assim que Acabe desce para tomar posse da vinha Deus avisa o profeta Elias do que havia ocorrido:

1 Reis 21:16-18 – Tendo Acabe ouvido que Nabote era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para tomar posse dela. 17 Então, veio a palavra do SENHOR a Elias, o tesbita, dizendo: 18 Dispõe-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que habita em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde desceu para tomar posse dela.

Assim que Elias avista a Acabe, ele prefere a sentença de Deus:

1 Reis 21:19 – Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Mataste e, ainda por cima, tomaste a herança? Dir-lhe-ás mais: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo.

Conclusão

  • Nabote morreu, mas não negociou seus princípios. Ele morreu pela sua vinha, pois sabia que era herança de seus pais e que tinha um valor eterno.
  • Até os dias de hoje, se conta a história de Nabote em Israel.
  • Você é a vinha de Jesus, você tem um valor eterno para Jesus, Ele também morreu por você, pois você é a sua herança eterna.
  • Afirme em seu coração, eu sou a vinha de Jesus, e Ele morreu por mim, para que eu possa permanecer para sempre.
  • Não negocie valores eternos. Não troque a sua salvação por nada nesse mundo.
  • Não venda seus princípios.

Deus abençoe a todos!

Pr. Marcelo Barraca

(Mensagem baseada na pregação do Pr. Jorge Linhares)

Anúncios

REPORT THIS AD
REPORT THIS AD
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.