A PALAVRA DO DIA-Não se esconde uma cidade edificada sobre um monte


Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:14-16

Explicação

Jesus estava fazendo uma analogia com uma cidade chamada Tzfat (Safed), que fica ao norte de Israel e que é a cidade mais alta da Galileia, com cerca de 800 metros acima do nível do mar.

Naquele tempo não havia eletricidade, por isso as pessoas usavam candeias (lâmpadas de barro), que queimavam óleo de oliva para iluminarem suas casas, ou para iluminar suas rotinas noturnas, quando necessário. Então, quando as lâmpadas da cidade de Tzfat (que estava edificada sobre um monte) eram acesas, ela podia ser vista de muito longe, principalmente na escuridão mais profunda da noite.

Jesus também disse que ninguém acende uma candeia para escondê-la, ou seja, ela deve ter sua utilidade: que é a de iluminar o ambiente; Essa é a sua finalidade.

Assim, fazendo este paralelo, Jesus disse que aqueles que são a luz do mundo não se escondem, pois eles estão sempre sendo vistos, como aquela cidade edificada sobre um monte – que era um referência geográfica. Assim também, como uma candeia, eles precisam brilhar e se fazerem úteis ao que lhes é de sua finalidade, para que as suas obras glorifiquem a Deus, e que iluminem as pessoas que estão nas trevas (escuridão mais profunda), fazendo com que elas consigam enxergar o caminho (Jesus) que irá levá-las com segurança a sua casa (céu – eternidade).

você, tem sido uma referência para outras pessoas? Está sendo a luz neste mundo de trevas para que seu próximo consiga enxergar o caminho para a salvação, que é Jesus?

Raciocine sobre isto!

Imagem fonte: Beit Yosef Guest House

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.