A PALAVRA DO DIA-Morrer uma só vez, vindo depois o juízo GÊNESIS 2:7 facebook twitter Onde está escrito na Bíblia que o homem morre apenas uma vez, aguardando depois disto o juízo? O que dizer das chamadas experiências pós morte? Como entender Hebreus 9:27 quando afirma que “ao homem está ordenado morrer uma só vez?”


Morrer uma só vez, vindo depois o juízo

GÊNESIS 2:7

Onde está escrito na Bíblia que o homem morre apenas uma vez, aguardando depois disto o juízo? O que dizer das chamadas experiências pós morte?

Como entender Hebreus 9:27 quando afirma que “ao homem está ordenado morrer uma só vez?”

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:28).

A menção ao fato de Cristo morrer uma vez sugere, sem dúvida, que também as pessoas morrem uma só vez nesta terra. Por causa do pecado de Adão, a morte passou a todos os homens (Romanos 5:12). Está ordenado que as pessoas morram uma só vez antes do julgamento; mas isto não contradiz a ideia de que se o julgamento os condenar, tenham que morrer outra vez (Apocalipse 20:15). O termo “ordenado” empregado no texto grego é “apokeimai” e significa “ser guardado”, “colocado à parte”, “ser reservado”, “estar à espera de” (comparar com Lucas 19:20; Colossenses 1:5; 2 Timóteo 4:8). Nesse sentido a morte é um período de espera, na qual não há consciência de coisa alguma (Eclesiastes 9:5), mas ainda não é o fim. Haverá duas ressurreições: a primeira ocorrerá por ocasião da segunda vinda de Cristo e está reservada para os salvos que receberão a vida eterna; a segunda será para os ímpios, para o juízo de condenação, que ocorrerá depois do milênio (João 5:28, 29; cf. 1 Tessalonicenses 4:16; Apocalipse 20:5).

A Bíblia ensina que um dia todos teremos que comparecer ante o tribunal de Cristo (2 Coríntios 5: 10).  Este fato se menciona aqui aparentemente para mostrar um paralelo com a obra de Cristo, cuja primeira vinda não seria Sua última, pois virá “pela segunda vez” (verso 28).

O texto ensina de maneira muito clara que não existe reencarnação e que a recompensa não ocorre imediatamente após a morte (ver Lucas 14:14). Todos terão de comparecer diante do tribunal divino. Somente na volta de Jesus os salvos serão ressuscitados para receber a recompensa da vida eterna. Nesta ocasião a Terra sofrerá violentos impactos catastróficos (2 Pedro 3:10), todos os ímpios morrerão pela manifestação da vinda gloriosa de Cristo (2 Tessalonicenses 2:8; Apocalipse 6:16, 17) e estarão reservados para o juízo de condenação final que ocorrerá depois dos mil anos conforme descrito em Apocalipse 20 (ver versos 5, 6, 12-15; cf. João 5:28, 29). O presente é o tempo que possuímos para nos prepar para o evento que há de ser o mais feliz de toda a nossa vida – a volta de Jesus. Prepare-se, pois Cristo prometeu: “Certamente, venho sem demora!” (Apocalipse 22:20).

Equipe Biblia.com.br

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.