A PALAVRA DO DIA-Lidando com pessoas difíceis…


Exodo 3:19 “Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force. “

Deus manda Moisés livrar o povo de Israel do cativeiro no Egito. Deus conhecia a personalidade de Faraó, Deus conhecia Faraó e sabia que ele não deixaria o povo ir.

O que fazer, quando precisamos lidar com pessoas difíceis?

1º – Identifique rapidamente.

Como elas são?

– Reclamam dos outros, não assumem sua responsabilidade nas situações, são vítimas sempre;

– Culpam e envergonham os outros para seu benefício;

– Manipulam as pessoas com ameaças e emocionalmente;

-São imprevisíveis e destrutivos

-Retiram e retêm o que puderem;

– São irresponsáveis;

– Pedem mais do que doam;

-Julgam a situação pelo seu prisma;

-Justificam suas más atitudes e comportamentos;

– São duros, teimosos e irracionais.

2º – Responda sabiamente.

Como?

Humildemente, confesse seus pecados ao Senhor. Não podemos confessar os pecados dos outros, somente os nossos.

1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Tiago 4:6-7 “Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. “

– Responda no Espírito. A Bíblia apresenta princípios e leis que nos ensinam a responder sabiamente.

Provérbios 15:1 “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. “

Mateus 5: 43-44 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”

Romanos 12: 20-21 “Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. “

Provérbios 26:4 “Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.”

– Segure sua língua.

Tiago 3:5-6 “Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. “

Construa limites saudáveis e crie um espaço seguro.

Mateus 5:39 “Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. “

Atos 9: 23-25 “Decorridos muitos dias, os judeus decidiram de comum acordo matá-lo, mas Saulo ficou sabendo do plano deles. Dia e noite eles vigiavam as portas da cidade a fim de matá-lo. Mas os seus discípulos o levaram de noite e o fizeram descer num cesto, através de uma abertura na muralha. “

Veja o que não é visto.

Efésios 6: 10-13 “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. “

 Cresça

Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

Recuse retaliação, ressentimento e vingança.

Romanos 12:19 “Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.”

Hebreus 12:15 “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.”

Peça a Deus discernimento.

Mateus 7:5 “Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. “

Incline-se sobre os recursos de Deus.

João 4:10 “Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.
2 Coríntios 7:6 “Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito, 
Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. “

Deixe Deus ser Deus.

Salmos 46:10 “”Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. “

3º- Aprenda de outros exemplos negativos.

1 Coríntios 10:11  “Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. 

A Palavra esta cheia de alertas– Perigo! Todas as suas histórias e todos os seus ensinamentos, nos alertam para não repetirmos os mesmos erros. Nossa posição nahistória é um paralelos : dos que viveram no começo e nós que estamos vivendo no final. Temos que estar atentos porque somos tão capazes de estragar tudo como eles foram.

Share
Posted in bibliaestudo by agnes at February 17th, 2012.
T
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.