A PALAVRA DO DIA-Intimidade com Deus (Tiago 4:8-10)


Intimidade com Deus (Tiago 4:8-10)

A intimidade com Deus não é um dom, um presente é uma conquista. É um processo, não vem por acaso é fruto de esforço e empenho. Deus não faz acepção de pessoas para a salvação, A graça salvadora alcança a todos, independente de cor, raça, condição social, condição financeira, geografia etc. Todos os que Deus chama é especiais e valiosos.

Mas, não podemos negar que existe um grupo de homens e mulheres a quem Deus se revela de maneira especial, que vêem e experimentam um nível de relacionamento com Deus diferenciado. Por que isto acontece? Porque Deus nos julga pelo nosso coração – Deus escolheu o oitavo (Davi) filho de Jessé pelo seu coração – Deus é seletivo quanto as motivações do coração.

À medida que vamos estudando a Bíblia, podemos observar, especialmente no ministério de Jesus, que existem geralmente três grupos de pessoas que se relacionam com Deus:

1-Multidão – São os que se aproximam de Jesus seja por curiosidade, seja por admiração ou necessidade. Não vão atrás dele, mas do que ele tem para oferecer. Usam Deus de maneira utilitária para alcançar seus objetivos. Deus é só um meio para alcançar o fim desejado.

2-Discipulos: São os que foram chamados por Ele. São os que o seguem, acompanham suas palavras, veem muitos de seus milagres. Mas só chegam até determinado ponto

-Não tem maturidade para alcançarem níveis mais profundos – Não estão prontos para receber revelação mais profunda de Deus –

-São aqueles com quem Deus não pode contar em momentos difíceis – Vêem o que a maioria vê -Estão satisfeitos por fazer parte do grupo dos escolhidos, mas não há um comprometimento maior – não há uma fome e sede profunda por Deus – Não se destacam e não serão lembrados.

-As igrejas estão cheias de seguidores, gente que se acomodaram em vir à igreja, ouvir as mensagens, participar dos cânticos e isto já satisfaz sua sede – não querem se expor, não querem se comprometer mais – estão satisfeitos em serem salvos ainda que não desfrutem a plenitude das bênçãos que acompanham a salvação.

3-Ìntimos – São os que estão mais próximos de Deus –São aqueles com quem o mestre contava em momentos difíceis –

-São aqueles que experimentam um nível de relacionamento com Deus diferenciado – São os que grudaram nele e a quem Jesus se revelou de maneira especial (MT 17) – Deus os chama para subir ao monte e eles viram os que os outros não viram – Os grandes Ícones e vultos do A.T Moisés (Lei) e Elias (Profetas) apontando para Jesus e dizendo este é o maior – Nele reside a plenitude da gloria de Deus –

Esses homens não são comuns – foram os lideres da igreja, foram os que mais se destacaram – eram colunas da igreja – Os amigos de Deus fazem a diferença, eles não se confundem com os demais – há uma unção diferente, há um poder e uma autoridade diferente. Com esses Deus trata de modo particular, Deus compartilha seus segredos, seus anseios.

São aqueles cujas histórias são singulares (Enoque – Andou com Deus e Deus o recolheu – Abraão era um deles a quem o próprio Deus o chama de amigo (Tiago 2.23) – Todos se intitulam amigos de Deus, mas apenas alguns receberam a confirmação da parte de Deus que de fato eram amigos.

(falava com Deus face a face Ex 33.11); Jó que declarou antes eu te ouvia falar mais agora meus olhos te veem; Elias (Deus o recolheu em uma carruagem de fogo); João (que reclinava a cabeça no peito de Jesus); Davi (homem segundo o coração de Deus) Este homens alcançaram um nível de relacionamento com Deus jamais visto.

Quanto mais íntimos dele mais parecidos com Ele. A intimidade traz uma sintonia fina de corações.

O QUE FAZER PARA TER INTIMIDADE COM DEUS:

Tiago 4.8-10

“Achegai-vos (gr. Engizo: Juntar uma coisa a outra, chegar perto, tocar) a Deus… Ele se achegará a vós – A intimidade com Deus começa quando eu tomo a iniciativa de me aproximar dele – Mas como eu me aproximo dele? Deus responde a minha sede, ao meu desejo profundo (Ilustração: O jovem que deseja mais de Deus).

Todavia, não basta apenas desejo. Eu preciso de algumas outras ações:

  1. a) “Limpai (gr.katarizo: remover impurezas, contaminações, consagrar) vossas Mãos” – Modificação de atos, hábitos e atitudes – deixar o pecado – ele nos separa de Deus.
  1. b)“Animo dobre– gr. Dipsychos – Corações divididos, amor a Deus e ao mundo, divididos entre dois caminhos, vive em cima do muro, pulando a cerca. Ora ouve a voz de Deus, ora dá ouvidos a carne, ao mundo e ao diabo.
  2. c) ”Purificai o coração” – Motivações puras! Não se trata apenas de uma mudança de hábitos, ações, mas de coração de mente. Não dá para ter intimidade com Deus se meu coração esta manchado, sujo com mágoas, ressentimentos, ódio, desejo de vingança, indiferença, inveja, divisões etc. Limpai o coração tem a ver com tirar dele o que concorre, o que compete ou o que atrapalha a ação do Espirito Santo nele. Sem que o coração esteja limpo e puro jamais terei intimidade com Deus porque esta sempre se de no nível do coração (quando o nosso coração esta em sintonia, espelha o coração de Deus);
  1. d) v.9 Sensibilidade para com o pecado (real estado) –Não viva fingindo que esta tudo bem se a prática do pecado se tornou banal, normal pra você. Se viver rancorosa, fechada, indiferente se tornou seu estilo de vida. Muitos estão tão insensíveis que já não choram mais pelos seus pecados, eles não o incomodam mais, este estado é chamado de iniquidade e nos afasta por completo de Deus.

e)v.10a Humilhe-se diante de Deus – Deixe a arrogância de lado, o orgulho e Reconheça que o magoou, reconheça que precisa mudar e arrependa-se, prostre-se diante dele e peça perdão como fez Davi “a um coração quebrantado e contrito o Senhor não desprezará”. Deixe Deus trabalhar, agir, curar, moldar e mudar você! Provérbios 3.32 “Deus tem intimidade com os Sinceros” – São os que se aproximam sem máscaras, são os que se entregam sem reservas – Que não tem vergonha do que os outros vão falar ou pensar dele.

  1. f) v.10bEle te exaltará“Exaltar aqui tem a ver com elevá-lo a outro nível”. Não tem a ver com deixa-la em evidencia, ou te colocar no pedestal, mas te levar a lugar alto que te aproxime de Deus e te faça enxergar além, mais longe. Exaltar aqui é te trazer a outro plano, outro nível mais profundo de intimidade com Deus e maturidade espiritual. Quando estamos neste lugar alto o que vem debaixo, do diabo, da carne não nos atinge ou pelo menos, não nos enganam mais!

CONCLUSÃO:

Deus está a procura de homens e mulheres que tenham sede por Ele, que o busquem te todo o coração e que não se contentem em ser multidão, seguidores, mornos ou frios. Deus esta levantando uma geração de servos íntimos dele que farão diferença neste tempo. Se você quer fazer parte deste grupo eu te convido a se ajoelhar junto comigo aqui e dizer ao Senhor o nosso desejo de sermos íntimos dele!!!

Pr. Kleberson Gonçalves

Postado há 19th April 2017 por Pr. Kleberson Gonçalves

6

Visualizar comentários

  1. Unknown6 de janeiro de 2019 11:40Responder
  2. Muito bom o discuso.
  3. Unknown13 de fevereiro de 2019 13
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.