A PALAVRA DO DIA-“Foi por causa dos pecados dos seus profetas, das maldades dos seus sacerdotes que se derramou no meio dela o sangue dos justos” (v. 13).



“Foi por causa dos pecados dos seus profetas, das maldades dos seus sacerdotes que se derramou no meio dela o sangue dos justos” (v. 13).


A desmoralização e ruína que caiu sobre Israel foi tão terrível, tão grande, que ultrapassou “o pecado de Sodoma” (v.6). Em vindo a tribulação e o cumprimento das palavras da profecia, ao invés de se arrependerem, suas ações confirmaram a maldade extrema que governava seus corações, a ponto de mães praticarem o canibalismo com os próprios filhos (v.10).

Os príncipes mais belos e de porte varonil, que “tinham a formosura de safira” (v.7), definharam até ficarem irreconhecíveis (v.8). Negando-se obedecer à voz do SENHOR, o povo permanecia dentro de Jerusalém enquanto Babilônia a cercava. Incansavelmente, padecendo de perseguições, açoites, prisões e ameaças de morte, Jeremias anunciava ao povo a solução para o fim de seu sofrimento. Semelhante ao período de Israel no êxodo, durante um período estimado de 40 anos, o profeta foi um instrumento de Deus em favor de Seu povo. Contudo, suas palavras foram desprezadas. E enquanto uns devoravam os outros, o SENHOR cuidou de Jeremias, de modo que não lhe faltou o pão (Jeremias 37:21).

Tentar compreender a maldade humana e a injustiça que se segue neste mundo é como quem pensa que sobe uma escada quando na verdade está descendo a um abismo. O salmista confirmou isto ao declarar: “Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim” (Salmo 73:16). Porém, na esmagadora maioria das vezes, nós mesmos buscamos o mal que dizemos detestar. E, por não darmos ouvidos ao que o SENHOR nos deixou escrito em Sua Palavra, acabamos sofrendo as consequências de nossas más escolhas.

Mas também há o caso de darmos mais ouvidos a pessoas ou líderes religiosos sem buscar as respostas na Palavra de Deus. Percebam que foi a maldade dos líderes de Judá que conduziu o povo àquela desgraça (v.13). Muitos têm sido apascentados por falsos pastores que, pela operação de falsos sinais e prodígios, encantam aqueles que ainda não entenderam que a Bíblia deve ser a nossa única regra de fé e prática. À semelhança daqueles líderes do passado, todos os que insistirem em seguir a “carreira” da falsidade, escutarão da boca do SENHOR naquele grande Dia: “Apartai-vos, imundos!” (v.15), “nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23).

Saiba que dentro em breve o SENHOR vai aparecer nas nuvens do céu com poder e grande glória (Mateus 24:30) para reclamar “o sangue dos justos” (v.13). Assim como bradou da cruz, Ele irá declarar ao ímpio: “O castigo da tua maldade está consumado” (v.22). “Feito está!” (Apocalipse 16:17). E todos aqueles que rejeitaram os constantes apelos do Espírito Santo reconhecerão: É “chegado o nosso fim” (v.18)! Todo aquele, porém, que, como Jeremias, permanecer perseverante no caminho eterno, ainda que não entenda a princípio os planos de Deus em sua vida, seguirá confiante ouvindo a voz do Seu bom Pastor, pois “as ovelhas ouvem a Sua voz, Ele chama pelo nome as Suas próprias ovelhas e as conduz para fora… vai adiante delas, e elas O seguem, porque lhe reconhecem a voz” (João 10:3, 4).

A que voz você está seguindo? Que a Bíblia seja a vara e o bordão de Jesus que te conduzirá às verdes pastagens eternas!

Bom dia, ovelhas do bom Pastor!

Desafio do dia: Leia o Salmo 23 e o memorize. Crie o hábito de recitá-lo pelo menos uma vez por semana, meditando em cada verso. Você descobrirá que não são apenas palavras poéticas, mas preciosas promessas de Jesus para você.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Lamentações4
#RPSP

 

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Senhor, abençoe poderosamente a Equipe Reavivados! Continue a usá-los no Teu propósito que é a salvação de todo aquele que crer, pois esse tem sido um canal de bênçãos na vida muitas pessoas! Entrego cada um desta equipe em Tuas poderosas mãos em nome de Jesus!

Comentário por NÍVIA 

Bom dia Rosana! Obrigado por teus comentários eles são maravilhosos…eu os tenho repassado aos meus contatos.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.