A PALAVRA DO DIA-Fazei prova de mim em Malaquias 3:10. O que significa?


A paz, 2020 precisa ser o seu ano! Você não acha que chegou a hora de você realmente CONSEGUIR ler e entender a Bíblia inteira? Eu quero ser o seu professor, vamos estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) em vídeo-aulas diretamente comigo, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser! E ainda vou tirar suas dúvidas diretamente no ZAP. Vamos começar AGORA? Clique para saber mais…Você Pergunta: Lá em Malaquias 3:10 Deus fala a respeito do homem roubar a Deus nos dízimos e ofertas. Achei interessante aquela parte que Deus diz fazei prova de mim. Mas não entendi bem isso na prática. Como nós seres humanos podemos provar a Deus? Temos esse poder? O que significa essa parte do versículo na prática?

Caro leitor, para que tenhamos um melhor entendimento, vejamos o texto que você citou em sua pergunta: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto (fazei prova de mim), diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Malaquias 3:10 – acréscimo meu entre parênteses). Vamos analisar biblicamente o que Deus está querendo dizer aqui.

O que significa fazei prova de mim em Malaquias 3:10?

O que significa fazei prova de mim?

(1) Sabemos que o “puxão de orelha” dado por Deus ao povo israelita, que não estava cumprindo as ordens da Lei de serem fieis nos dízimos (décima parte dos ganhos) e nas ofertas (porções dos sacrifícios animais que eram levadas aos sacerdotes), tinha por objetivo trazer o povo novamente à fidelidade à aliança, pois a aliança que constava na Lei de Deus trazia promessas de bênçãos que eram decorrentes da obediência (Deuteronômio 28.1-14) e também maldições decorrentes da desobediência deles (Deuteronômio 28.15-68). Deus queria que o povo fosse abençoado através da obediência e da sua fidelidade.

Isto é claramente visto quando Deus, em Malaquias 3:9, esclarece que a desobediência do povo estava trazendo maldições sobre eles: “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda” (Malaquias 3:9).

(2) Fazei prova de mim no texto que lemos em Malaquias 3:10 mostra Deus fazendo uma inversão do que é o mais comum na Bíblia, ou seja, que é os homens serem provados por Ele: “O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina” (Salmos 11:5).

Fazei prova de mim, o homem testando Deus?

(3) Em Malaquias, quando Deus diz “fazei prova de mim”, está convidando o homem obediente a prová-Lo, a constatar, a testar a fidelidade Dele em todas as Suas promessas e ordens que Ele dá em Sua Lei e através dos profetas, como é o caso aqui em Malaquias. Deus faz isso algumas poucas vezes na Bíblia (Juízes 6:36-40, 1 Reis 18.22-46, Isaías 7.11-12). E quando faz isso Deus deseja causar uma profunda reflexão naquelas pessoas, mostrando a elas que Ele é o Todo Poderoso e que nenhuma das promessas feitas por Ele falhará!

Leia também: 7 razões porque eu sou dizimista

(4) A promessa de Deus em Malaquias 3:10 era “se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida”. Fazei prova de mim é Deus convidando o Seu povo desobediente a obedecer e comprovar se a obediência não era realmente o melhor caminho a seguir; a verificar a veracidade das palavras de Dele, que segunda a Bíblia, não voltam vazias, mas cumprem todos os propósitos determinados por Ele: “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Isaías 55:11).

(5) Fazei prova de mim é Deus nos dizendo claramente que podemos ter fé Nele e na Sua provisão, pois nenhuma das promessas que Ele fez irão falhar. Podemos ter a certeza absoluta que Deus não nos abandonará, que Ele estará nos sustentando, nos guardando, nos fortalecendo, pois somos Seus filhos amados e obedientes.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivoCOMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.