Há neste texto que lemos um princípio espiritual de semeadura e colheita. A nossa vida é regida por este princípio verso. 7 “pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Mas o que isto tem a ver com nossa família?

É simples, a família é um lugar de semeadura e colheita, nós semeamos e colhemos todos os dias, e temos a expectativa de uma excelente colheita. Nossa vida é uma plantação onde plantamos com esperança de colher uma bela safra. Mas tem um fato muito interessante, porém só colhemos de acordo com o que plantamos.

Já que nossa família é uma plantação o que este texto nos ensina sobre esta semeadura e colheita?

O que será que precisamos para ter uma bela colheita no final de tudo?

Neste texto veremos algumas verdades sobre nosso principal campo que é a nossa família.

 

I- Precisamos da semente certa

Se você parar para prestar atenção em uma plantação é muito interessante. Quando se planta caju, nasce caju, quando se planta manga, nasce manga.

Ai você pode estar pensando: “Grande coisa isso eu já sabia, até uma criancinha já sabe disso”. Mas o incrível, mas esta lei da causa e efeito também funciona do lado espiritual. Aquilo que semearmos, vamos colher. O que precisamos então é escolher a semente certa.

Mesmo que não estejamos percebendo, estamos semeando a todo o momento. Em todo que fazemos estamos fazendo algo que terá um resultado no futuro.

A pergunta é: O que estamos semeando em nossa casa ou família? Esta palavra tem por objetivo nos ajudar a voltarmos para os valores e princípios da Bíblia.

Muitos têm semeado o que o texto chama semeadura da própria carne em Gálatas. 5:19-21 “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam

Precisamos optar se vamos semear para o Espírito ou para carne. O que temos plantando em nossa família?

Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio OU prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas?

Nossa família é uma plantação e se queremos colher coisas boas teremos que hoje começar a plantar coisas boas, pois caso contrário no lugar de ter uma colheita de bênçãos, teremos uma colheita maldita.

A segunda verdade sobre a nossa família é:


II- Precisamos da atitude certa

Enquanto estudava este texto uma expressão me chamou a atenção o verso 9 “não nos cansemos de fazer o bem.

Não podemos nos cansar de fazer as coisas corretas. Sempre que fazemos algo muito difícil, algumas pessoas tendem a desistir no meio do caminho.

Por exemplo, quando tem a corrida de São Silvestre, no começo da prova você pode ver muitas pessoas empolgadas para participar, muitas viajam muitos quilômetros para participar, outras vão fantasiadas, mas quando você vai olhar na outra linha, na linha de chegada depois que a prova termina você não vê aquelas pessoas todas.

A maioria delas desiste no meio do caminho, deixam às vezes o sonho de chegar do outro lado por causa da dificuldade do meio do caminho.

Andamos cansados de muitas coisas, há horas em que queremos desistir, mas Paulo nos exorta que se não desfalecermos (verso 9), se perseverarmos crendo que Deus está agindo na nossa vida, no tempo certo ceifaremos.

Não temos o direito de nos cansarmos de fazer o bem, se com filhos, cônjuges ou outra pessoa ou área qualquer, porque Deus nunca desiste (ou se cansa) de nós.

Você está cansado, tem pensado em desistir, ou você já desistiu de sua família, trabalho ou do seu ministério? A mensagem para nós é continuem, continuem, continuem. Deus quer fortalecer seus braços, sua vida nesta hora.

Em nossa vida cristã não podemos nunca pensar em desistir. Pois quando tratamos disso tratamos das coisas espirituais coisas que valem para a vida eterna.

O que esta em jogo em nossa vida não é só as coisas materiais como a Crise Financeira, mas o mais importante é a vida espiritual de nossa família, pois ela vale para a eternidade.

E você que está aqui esta noite tem sentido como a vida é difícil, como ter uma família da maneira da Palavra de Deus não é fácil. Mas vem a pergunta o que você vai fazer?

Vai desistir ou vai persistir? No texto diz: “E não nos cansemos”. Por que não devemos nos cansar? “Porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”. No entanto tem esse “SE” se não desfalecemos. Se queremos ter uma boa colheita em nossas famílias não podemos desistir nunca.

A terceira verdade sobre a nossa família é:

 

III- Temos uma colheita certa

Primeiro precisamos cuidar da semente, depois do trabalho, não podemos parar. Agora temos uma promessa de Deus para nós e nossa família. Quando permitimos que outras sementes sejam plantadas em nossas casas, que não são das que procedem da voz de Deus, colheremos para corrupção (vs.8).

Aquele que semeia vento colhe tempestade. Oséias 8.7: “Porque semeiam ventos e segarão tormentas”.

O verso 9 nos diz que se perseverarmos e não desfalecermos, “a seu tempo ceifaremos”.

Nossa família será bendita no Senhor Is. 61.9: “A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENHOR”.

O probleminha é que muitas vezes não sabemos esperar o tempo de Deus o texto diz: “a seu tempo”.

Precisamos perseverar no plantio da boa semente do evangelho, e esperar a ação do Espírito Santo na nossa vida, de nossos filhos, cônjuges para que a velha colheita se encerre e venha a colheita tão desejada. Deus trabalha pouco a pouco. Sl. 126.6: “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Nesta hora, CREIA que temos uma colheita certa.


CONCLUSÃO

Vimos que a família é lugar de semeadura e colheita. Precisamos plantar a semente certa, ter a atitude certa e espera a colheita certa.

Deus quer nos dá uma colheita abençoada, mas para isso temos que nos esforçar para fazer a vontade de Deus em nossas vidas.

Qual será a nossa atitude diante de nossas famílias diante de Deus? Devemos nos esforçar para colher as coisas boas de Deus. Devemos semear boas sementes em nossas famílias.

Que nesse mês que estamos falando sobre as famílias que possamos orar pedindo a Deus que nos capacite a cuidar bem de nossas famílias para a gloria de Deus.

Comentários