A PALAVRA DO DIA-Explicação e Significado de Levítico 10


O significado de Levítico 10 fala do pecado de Nadabe e Abiú. Embora Arão e seus quatro filhos tivessem um lugar especial na comunidade israelita, eles não tinham o direito de agir independentemente de Deus.

A morte de Nadabe e Abiú (Levítico 10:1-20)

Quando os dois filhos mais velhos ofereceram fogo sobre o altar de incenso, ao contrário do modo como haviam sido instruídos, eles foram punidos com morte instantânea (Levítico 10:1-4). Aparentemente, o único fogo permitido no altar de incenso foi o que veio do altar do holocausto; (ver   Números 16:46).

Deus exigiu obediência e santidade em todos os assuntos relacionados ao serviço do tabernáculo. Essa verdade foi impressa nas pessoas quando viram os dois infratores, juntamente com suas roupas sacerdotais, enterrados fora do campo. Moisés não permitiu luto por eles, pelos outros sacerdotes, pois a morte deles foi um ato do julgamento de Deus (Levítico 10:5-7).

Sob nenhuma circunstância os sacerdotes de Deus prestavam seu serviço descuidadamente ou em um estado inadequado de mente, corpo ou espírito (Levítico 10:8-11). Eles também deveriam observar cuidadosamente quais partes das ofertas lhes pertenciam e como deveriam comê-las (Levítico 10:12-15).

Moisés fica irado

Em vista dessas instruções, Moisés ficou irado quando descobriu que a porção da oferta pelo pecado do povo que os sacerdotes deviam comer havia sido queimada (cf. Levítico 6:26; 9:3,15). Arão respondeu que, por causa dos terríveis acontecimentos daquele dia, seus dois filhos mais novos achavam que seria mais aceitável a Deus queimar sua parte com tristeza do que comê-la com alegria.

A ação deles foi errada, mas veio de bons motivos. Moisés, com grande simpatia e entendimento, viu isso e não disse mais nada. Sem dúvida, Deus também viu que a atitude de coração desses dois irmãos era muito diferente da atitude dos dois primeiros. Eles foram, portanto, perdoados, enquanto os dois primeiros foram punidos (Levítico 10:16-20).

Fonte da explicação de Levítico 10:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.