A PALAVRA DO DIA-ASSIM DIZ O SENHOR: FAZEI NESTE VALE MUITOS POÇOS (2 REIS 3. 16)


Nesta narrativa bíblica veremos um grande milagre concedido da parte do Senhor para o povo de Israel. Mas este milagre foi diferente, não teve cura ou grandes espetáculos, mas foi um milagre de restauração de alma, espirito e confiança para alcançar a vitória sobre os moabitas, que através da vida do profeta Elizeu e da obediência á voz do Senhor foram alcançados.

Após a morte do Rei Acabe, que reinava sobre Israel, em Samaria, e com sucessão de Jorão ao reinado (2 Reis 3. 1), Messa, rei dos moabitas, que antes pagavam tributos ao Rei Acabe com cem mil cordeiros e cem mil carneiros com suas lãs (2 Reis 3. 4-5), se rebelaram contra o povo de Israel. Sabendo disto, o Rei Jorão saiu em marcha contra os moabitas e mandou levarem o recado a Jeosafá, Rei de Judá, e ao Rei de Edom para que entrassem com ele nessa batalha. Aceitando o pedido do Rei de Israel, marcharam juntos pelo deserto de Edom, mas após sete dias de peregrinação pelo deserto, se sentiram exaustos e sem mantimento para o seu gado e seu exercito (2 Reis 3. 7-9).

BUSCANDO A RESPOSTA DO SENHOR

Vendo eles que não conseguiriam vencer a batalha com todo o exército e animais exaustos, lembraram-se do Senhor e pediram ao profeta Elizeu para que os mostrassem se aquele caminho era de morte ou se era um caminho para a vitória.

Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz, porquanto o Senhor teu Deus é misericordioso e não te desampara, nem te destruirá e nem se esquecerá do pacto que jurou aos teus pais (Deuteronômio: 4. 30,31).

Quantas das vezes tentamos, por nossas próprias forças, lutar contras às adversidades da vida, mesmo sabendo que temos um Deus que batalha por nos e caminha do nosso lado em todos os momentos da nossa vida. Deus espera ouvir de você o pedido de ajuda, Ele quer que você busque a ele em meio a este deserto (2 Crônicas 7. 14).

O Senhor ele é misericordioso, e mesmo Jorão, Rei de Israel fazendo o que aos olhos do Senhor não agradava, foi ouvido em meio as suas preces e obedecendo ao profeta, buscou um tangedor para que Deus tocasse sobre a vida de Eliseu e profetizasse (2 Reis 13-15). Não é diferente em nossas vidas, Deus nos perdoa e lança fora nossos pecados (Miquéias 7.19), mas requer obediência. (Deuteronômio 11. 27-28).

FAREI NESTE VALE MUITOS POÇOS (2 Reis 3.16)

E ele disse: Assim diz o Senhor: Farei neste vale muitos poços, porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, nem vereis chuva; contudo este vale se encherá de água, e bebereis vós, vossos servos e vossos animais. (2 Reis 3. 16-17)

O QUE É UM VALE? Um vale é um acidente geográfico, é tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas. O Senhor quer que você desça hoje o mais fundo que você puder, desça na presença dele. Desprenda-se de suas conquistas, de seus status e deu seu egoísmo e desça na presença do Senhor.

Agora faça os poços no mais profundo do seu ser (vale) e descubra as suas necessidades para que o Senhor venha trabalhar e enche-las de águas. Quantos poços tens cavado em sua vida?

  • O poço do desemprego;
  • O poço da destruição do seu Lar;
  • O poço da destruição do casamento;
  • O poço da doença;
  • O poço da morte Espiritual:

CONTUDO ESTE VALE SE ENCHERÁ DE AGUÁ (2 Reis 3. 17b)

O Senhor quer encher estes poços de água, mas no versículo 18 vemos que o Senhor nos fala que não veremos vento e nem chuva, então que água o Senhor quer derramar nestes poços?

  • Águas que rompem barreiras: “Então foi Davi a Baal-Perazim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o SENHOR a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim” (2 Samuel 5. 20);
  • Águas saradas: “Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade” (2 Reis 2.21).
  • Águas que renovam: “ainda assim, com o cheiro de água ela brotará e dará ramos como se fosse muda plantada” (Jó 14.9);
  • Águas tranquilas: “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.” (Salmos 23.2);
  • Águas da restituição“LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” (Eclesiastes 11.1);
  • Águas vivas: “Mas aquele que beber da água que lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que lhe der se fará nela uma fonte que jorre para a vida eterna.” (João 4.14).

Conforme vemos em 2 Reis 3. 17, o Senhor não se contentará em encher apenas os poços, o Senhor que encher o vale e que transborde para saciar a todos aqueles que provarem da mesma água.

E bebereis vós, vossos servos e vossos animais. (2 Reis 3.17c)

CONFUNDINDO OS INIMIGOS

O Senhor ainda entregou os moabitas nas mãos de Israel, que ao se levantarem de madrugada, confundiram o reflexo do sol do amanhecer com sangue e foram de encontro a Israel pensando que todos já haviam lutado entre si e sido mortos (2 Reis 3. 22-23), mas ao chegarem lá, depararam-se com todo o exército de Israel preparados para lutar e ainda tomar a cidade e conquistar mais uma vitória para o povo de Deus. O Senhor confundirá o seu opressor e onde muitos veem a sua morte, na verdade será o reflexo do renascer de um novo dia em sua vida, amém.

Fontes: Bíblia Sagrada

Douglas Oliveira – Músico e Professor da EBD

Facebook – Clique aqui

ADVERTISEMENT
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.