A PALAVRA DO DIA-As Sete bençãos Do Tabernáculo De Deus


Hebreus 9:1-4 ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos. Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança.

Em Êxodo 25, vemos Deus mandando que os filhos de Israel trouxessem ofertas alçadas para que fosse construído o tabernáculo, a casa de Deus ou a chamada tenda da congregação. O povo que queria ter a benção de Deus deveria fazer essa obra, por que? Porque era daquele lugar que sairia a benção de Deus para todo o povo.

O Sacerdote entrava dentro do tabernáculo com sangue de boi, bode, ovelha, em uma bacia e aspergia esse sangue sobre os objetos que estavam ali. Conforme o sangue de animal era aspergido as bençãos eram liberadas sobre o povo. Sete benção no total! Uma em cada objeto do tabernáculo. Vejamos:

Hebreus 9:1-4 ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança.

1- O candelabro de ouro. O Candelabro é a luz. A luz do mundo é Jesus. Então quando o sangue era aspergido ali dentro Deus liberava sobre o povo a benção da luz. Por que aquele que tem a luz já não anda em trevas! E na luz não há o que temer!

João 1:9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

2- A mesa. A mesa do tabernáculo representa o altar, o local do sacrifício, o lugar da oferta. Jesus quando estava na “mesa” com seus discípulos tomou o pão e disse: Esse é meu corpo que é partido por vós. Foi naquela mesa que Jesus se entregou. O sacrifício de Jesus mostra a misericórdia e o amor de Deus.

1 Coríntios 11:24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

3- Pães da proposição. Eram doze pães que ficavam ali na presença de Deus. E depois de estar ali eram consumidos pelos sacerdotes do Senhor. Ou seja, o pão era abençoado e depois dado aos homens. Assim Jesus fez na ceia. Quando Jesus nos dá o sustento sempre o que Ele nos dá já vem abençoado!

Lucas 24:30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.

4- Incensário de ouro. Assim como a fumaça do incensário sobe para o céu, assim também as orações dos justos sobem para Deus. E Deus responde!

Apocalipse 5:8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

5- Vaso com o maná. O maná foi o pão que Deus proveu em meio ao deserto para seu povo. Ou seja, aquele pão representava a provisão de Deus para o seu povo. Por que Deus é um Deus provedor!

Êxodo 16:4 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.

6- Vara que floresceu. Deus escolheu Arão para ser sacerdote. Mas entre o povo havia contenda, duvidaram que Arão fosse realmente escolhido por Deus. Mas Deus quando chama, ele também confirma. E a confirmação de Deus vem pelos frutos, flores e renovos.

Números 17:8 Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.

7- As tábuas do testemunho. São as tábuas da lei. Mas por que são chamadas Tábuas da Lei e Tábuas do testemunho? Por que todo aquele que guarda a lei, a palavra do Senhor, terá testemunhos pra contar. Quando guardamos a palavra no coração certamente Deus nos abençoará.

Êxodo 25:16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.

Mas por que estudar todas essas sete bençãos? Veja bem: Todas essas bençãos eram liberadas sobre o povo quando o sacerdote entrava ali com o sangue de animais. Mas é aqui que está a maior benção.

Hoje não entramos na presença de Deus com sangue de animais! Hoje entramos na presença de Deus lavados e remidos no Sangue de Jesus.

Hebreus 9:11-14 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Pra finalizar: Se o sangue de animais conseguia trazer as bençãos de Deus pro povo. Pense em que bençãos o povo de Deus alcançará com o Sangue de Jesus. Coisas grandiosas, por que o Sangue de Jesus tem poder.

Pr. Bruno Domingues

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.