A PALAVRA DO DIA- As Cidades Refúgio de Israel


 Refúgio de Israel

Josué 20 Estudo: As Cidades Refúgio de Israel

Em Josué 20 vemos o estabelecimento das cidades refúgio, conforme a ordem do Senhor. O objetivo dessas cidades, era acolher pessoas que tivessem, acidentalmente, tirado a vida de outras.

A ordem era para que houvesse três cidades de cada lado do Jordão, num total de seis. Ela deveria ser cercada por muros altos e com portões que só deveriam estar constantemente fechados, para garantir a segurança dos refugiados. Ao sair da cidade, a pessoa estava assumindo o risco de perder sua vida.

O grande símbolo das cidades refúgio é Cristo. Ele é o lugar onde podemos nos esconder até que o perigo passe. Jesus é um lugar seguro, uma torre alta, aquele que sara as nossas feridas e cuida de nossa alma.

Sendo assim, não importa como você está se sentindo, nEle você encontrará refrigério, força e vigor para recomeçar. Nenhum dos que se refugiaram em Cristo e permaneceram nEle, foram confundidos, pelo contrário, o próprio Deus tem para estes grandes recompensas de vitória.

Esboço de Josué 20:

20.1 – 6: As cidades refúgio

20.7 – 9: No lado leste do Jordão 

 

Josué 20.1 – 6: As cidades refúgio

1 Disse o Senhor a Josué:

2 Diga aos israelitas que designem as cidades de refúgio, como lhes ordenei por meio de Moisés,

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE ONLINE E TENHA ACESSO A CONTEÚDO EXCLUSIVO.

3 para que todo aquele que matar alguém sem intenção e acidentalmente possa fugir para lá e proteger-se do vingador da vítima.

4 Quando o homicida involuntário fugir para uma dessas cidades, terá que colocar-se junto à porta da cidade e expor o caso às autoridades daquela cidade. Eles o receberão e lhe darão um local para morar entre eles.

5 Caso o vingador da vítima o persiga, eles não o entregarão, pois matou seu próximo acidentalmente, sem maldade e sem premeditação.

6 Todavia, ele terá que permanecer naquela cidade até com­parecer a julgamento perante a comunidade e até morrer o sumo sacerdote que estiver servindo naquele período. Então poderá voltar para a sua própria casa, à cidade de onde fugiu.

Josué 20.7 – 9: No lado leste do Jordão

7 Assim eles separaram Quedes, na Galiléia, nos montes de Naftali, Siquém, nos montes de Efraim, e Quiriate-Arba, que é Hebrom, nos montes de Judá.

8 No lado leste do Jordão, perto de Jericó, designaram Bezer, no planalto desértico da tribo de Rúben; Ramote, em Gileade, na tribo de Gade; e Golã, em Basã, na tribo de Manassés.

9 Qual­quer israelita ou estrangeiro residente que matasse alguém sem intenção, poderia fugir para qualquer dessas cidades para isso designadas e escapar do vingador da vítima, antes de com­parecer a julgamento perante a comunidade.

Sobre o autor  | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

 

Seja o primeiro a comentar!

}); Este site usa cookies para melhorar sua experiência. S

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.