A PALAVRA DO DIA–APOCALIPSE, A CONSUMAÇÃO DO PLANO ETERNO DE DEUS


Apocalipse 1:7 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!”

 Estamos numa  série de estudos bíblicos sobre o livro do Apocalipse. É a primeira vez, no mundo evangélico, que a Revelação da Graça de Deus chega ao livro do Apocalipse. Conhecer este livro é conhecer o coração de Deus e os Seus desígnios para a Sua Igreja e para o mundo.

No original grego, a palavra Apocalipse significa “revelar o encoberto”, ou seja, o Apocalipse é o Livro das Revelações. Ele é o último livro do Novo Testamento, e é nele que Deus encerra o Cânon Sagrado, ou seja, as Regras de Fé e Prática das Sagradas Escrituras.

Vê o que diz Apocalipse 22:18 “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro…” Deus encerra o Seu Cânon Sagrado dizendo: “Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro…”

Quando tu abres a Bíblia no Primeiro Livro, Gênesis, encontras o livro da origem de tudo. No Livro do Apocalipse, encontras o livro da consumação de todos as coisas. Então, o Livro do Apocalipse é a grande consumação das profecias que foram iniciadas no Antigo Testamento. Ele nos mostra que Jesus é o senhor da igreja, o senhor da história, o senhor da humanidade.

Olha o que diz a Palavra em Apocalipse 1:3 “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Felizes, abençoados são os que lêem e ouvem as profecias deste livro precioso, que promete uma bênção de bem-aventurança àquele que ouve, guarda e pratica a Sua Palavra.

Vamos ver a origem e quem Deus usou para escrever o Apocalipse. Vê o que diz Apocalipse 1:1 “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João…” Deus, por intermédio de Jesus, falou a um anjo, e o anjo falou a João. Este Livro, então, é escrito por João.

Apocalipse 1:4 “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono”. Aqui, ele está falando de Jesus, da Revelação de Jesus. E vê que ele fala de “graça e paz”, que deve ser a saudação dos crentes em Jesus no Novo Pacto.

Apocalipse 1:9 “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.” João disse: “por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” eu estou aqui na Ilha de Patmos.

Apocalipse 22:8 “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.” Na Sua mensagem, no Livro do Apocalipse, Deus se revela a Seus filhos. E Ele deu uma chave. Qual é a chave do Apocalipse?

Disse o anjo a João: Apocalipse 1:19 “Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.” Três coisas o anjo mandou que João escrevesse.

Então, vamos dividir o Apocalipse em três áreas: Primeiro – “as coisas que viste”. O que João viu? O que os seus olhos testemunharam quando ele andou com Jesus, quando ele viu Jesus ser crucificado, quando ele viu Jesus ressuscitar, quando Jesus apareceu aos discípulos?

Segundo – “as coisas que são”. O que se estava passando naquele momento com as sete Igrejas? Que havia de perseguição? Como os imperadores mandavam matar os cristãos? Como era a situação das Igrejas naquele instante perverso, de densas trevas, da humanidade?

Terceiro – o fator principal – “e as que hão de acontecer depois destas”, ou seja, no livro do Apocalipse estão revelados os eventos futuros, que de alguns anos para cá, e agora em 2001, começaram a se consumar. E estes eventos chegarão ao clímax na segunda vinda de Cristo.

Dos quatrocentos e quatro versículos do Livro de Apocalipse, duzentos e setenta e oito contêm referências das escrituras do Antigo Testamento, e elas explicam que Jesus é o único Senhor e Salvador. O único nome que dá vida é Jesus. O único nome que transforma é Jesus. (Lê João  20:30-31).

Apocalipse  1:5 “… e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.” Vê como Jesus é descrito no Livro do Apocalipse – a Fiel Testemunha. Deus é Fiel, a Sua Palavra é Fiel. O Primogênito – Aquele que nasceu primeiro, Aquele que vem antes de todas as coisas. E o Soberano dos reis da terra. Diante dEle, todo rei da terra tem que se curvar! Diante dEle, todo joelho tem que se dobrar!

Apocalipse  12:11 “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.” Vê, somos inocentes diante de Deus, salvos por causa do Sangue de Jesus e da Palavra do Testemunho.

O livro do Apocalipse foi  escrito no reinado do Imperador Domiciano, mais ou menos entre 81 e 96 depois de Cristo. O Apocalipse é o Livro da Graça. Diz a Palavra em Apocalipse  22:17 “O  Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”

O Apocalipse é um livro dirigido à Igreja. Apocalipse  2:7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” Apocalipse  2:11 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.” (Lê Apocalipse 2:17). O Espírito está falando às igrejas, na sua totalidade.

Apocalipse  4:11 “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.” (Lê Apocalipse 10:6). Jesus é o Soberano Criador.

Apocalipse 4:2 “Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado…” No céu só tinha um trono. Apocalipse  4:3 “e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda.” Aqui está revelada a majestade da Glória de Deus.

Vs.4 “Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro.” Quem são os vinte e quatro anciãos? São todos aqueles que são eleitos. Vs. 5 “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.” João viu a glória de Deus! (Lê Apocalipse  7:15 e 21:5).

Apocalipse 22:1 “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.” Este rio é a Palavra, que chega ao hospital, ao presídio, ao CTI, à vida daquele desesperançado.

O Apocalipse também destaca a Glória de Deus! Apocalipse  4:11 “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.”(Lê Apocalipse 7:12; 14:6-7; 15:8;19:1; 21:11 e 23).

O Apocalipse mostra também a Doutrina da Santidade de Deus! Apocalipse 4:8 “E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.” A quem temerás, se Ele é o Todo-Poderoso?

A Justiça de Deus está ligada à Sua Santidade. Apocalipse  15:4 “Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.” Se Deus diz que há eleitos predestinados, pedras preciosas e vivas, e há aqueles que são postos para tropeços, não é injustiça de Deus. ELE É JUSTO! (Lê Apocalipse  16:5;16:7; 19:11; 15:3).

Agora tu sabes que Jesus é Rei dos reis e Senhor dos senhores! Apocalipse  19:16 “Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.”

Apocalipse 17:14 “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.” Oh! É isto que eu queria te dizer para terminar! TU ÉS UM ESPÍRITO COM ELE! ELE VENCEU! TU JÁ VENCESTE!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Se nossa Mensagem tem abençoado a tua vid



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.