A PALAVRA DO DIA-A besta de Apocalipse 13 e o 666



No estudo anterior identificamos o remanescente fiel de Deus sob o símbolo da mulher vestida de Sol. Mas vimos em estudos anteriores que há uma luta entre Cristo e Satanás, e que este último tem seus instrumentos pelos quais atua ( Apocalipse 16:13, 14 ). Tomando em conta que São Paulo diz que os instrumentos do anticristo “se disfarçam como apóstolos de Cristo” e “como ministros de justiça” ( II Coríntios 11:13-15 ), devemos esperar uma surpresa quase incrível ao descobrir quem é o anticristo. Tão incrível que só o identificamos porque Deus tira o disfarce. Mas, se algumas destas descobertas nos são dolorosas, recordemos que o Senhor atua como cirurgião, que só fere para salvar. Por isso é que Jesus disse que Suas profecias estão destinadas a dar-nos mais fé ( São João 14:29 ).

O ANTICRISTO SERIA UM PERSONAGEM DE ORIGEM CRISTÃ

 1. De acordo com as revelações de São Paulo, onde se estabeleceria o anti-cristo, produzindo apostasia? II Tessalonicenses 2:3, 4.

“…a ponto de assentar-se no  de ostando-se como se fosse o próprio  .”

Nota: Evidentemente a cristandade o teria em grande reverência e seria um centro da religião cristã. A profecia de Apocalipse 13 revela de quem se trata.

A PRIMEIRA BESTA SIMBÓLICA DE APOCALIPSE 13

 2. Que detalhes da primeira besta simbólica nos permitem localizar geograficamente a sede da besta? Apocalipse 13:1; 17:9.

“… tinha  chifres e  cabeças…”

“Os dez chifres que viste são  …”

Nota: Os comentários católicos das Bíblias do Pontifício Instituto Bíblico de Roma e a de Jerusalém sobre Apocalipse 13:1, 2; 17:1, 3 informam que os 7 montes identificam a cidade de Roma.

 3. Que recebeu do dragão de Apocalipse 12 (Satanás e a Roma dos Césares) a besta de Apocalipse 13 Apocalipse 13:2.

“… E deu-lhe o dragão grande o seu  ,o seu e grande  .”

Nota: Historicamente há um só poder que recebeu a sede e a autoridade da Roma dos Césares, tal como havia sido profetizado, e este é Roma papal.

PODER PERSEGUIDOR E BLASFEMO

 4. Por quanto tempo teria Roma poder para perseguir o remanescente fiel? Apocalipse 13:5, 7; 12:6; Ezequiel 4:6, 7.

“… e autoridade para agir  meses.”

“… cada dia por  …”

Nota: A História demonstra que esses 42 meses proféticos ou 1.260 dias proféticos (1.260 anos literais) começaram no ano 538 quando entrou em vigência o Edito de Justiniano, dando a Roma o poder legal para perseguir e entregar até à pena de morte os cristãos dissidentes. Ao findarem os 1.260 anos, cumpriu-se a outra parte da profecia.

 5. Além de perseguir, que faria a besta do anticristo? Apocalipse 13:5, 6.

“… uma boca que proferia  e  …”

Nota: Há algumas “arrogâncias” do papado que para Deus são blasfêmias. Por exemplo: sua pretensão de perdoar pecados. Depois da ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, São Pedro deixou bem claro que ele (Pedro) não tinha poder para perdoar pecados, que essa é atribuição de Deus ( Atos 8:20-23 ). Evidentemente ele conhecia o princípio bíblico de que só Deus tem poder de perdoar pecados e que, quem pretende fazê-lo, blasfema. ( São Marcos 2:7 .) Outros exemplos: ao fazer-se chamar “Santo Pai” adotou um nome que corresponde a Deus. Jesus: “A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, Aquele que está no Céu” ( São Mateus 23:9 ). Proclama ser cabeça da igreja, usurpando assim a função de Cristo, que é o cabeça do corpo da Igreja ( Efésios 5:23 ). Também aceita homenagens que na Santa Bíblia são um ato de adoração que corresponde só a Deus. Referimo-nos à prática de ajoelhar-se ante o papa. São Pedro proibiu a Cornélio que o fizesse por considerar-se (Pedro) um mero ser humano ( Atos 10:25, 26 ). Note que o santo anjo de Deus, apesar de ser superior a um santo apóstolo, proibiu a João que se ajoelhasse diante dele, explicando-lhe que isso era um ato de adoração que só corresponde praticar perante Deus ( Apocalipse 19:10; 22:8, 9 ). Agora entendemos melhor o que quis dizer São Paulo quando escreveu na Santa Bíblia que “o homem da iniqúidade, o filho da perdição,… a ponto de sentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus”. ( II Tessalonicenses 2:3, 4 .) Por isto é ele o anticristo (ANTICRISTO, quer dizer que se póe no lugar de Cristo, e também se opóe a Cristo).

 6. Que número calculado de um título atribuído a si pelo papado serve como outro elemento identificador da besta? Apocalipse 13:17, 18.

“… ou o número do seu nome… O número da besta, pois é número de homem. Ora esse número é  .”

Nota: O idioma oficial do papado é o latim, a língua dos romanos. Todos sabemos que ‘os números romanos são letras (os números que usamos são arábicos, proveniente dos arábes). Um dos títulos exibidos pelos papas em sua tiara é VICARIVS FILII DEI. Apocalipse diz que 666 é o número de seu nome. Calculando o valor numérico das letras deste título papal, temos o número 666. 

V = 5 F = 0 D = 500
I = 1 I = 1 E = O
C = 100 L = 50 I = 1
A = 0 I = 1
R = 0 I = 1
I = 1
V = 5
S = 0 TOTAL=666

A FERIDA DE MORTE

 7. Que ocorreu com uma das cabeças (o Monte do Vaticano)? Apocalipse 13:3, 10.

“…vi uma de suas cabecas como  de …”

Nota: No ano 1798, ao terminarem os 1.260 anos de poder perseguidor (538 + 1.260 = 1.798), o general napoleônico Benhier fez uma ferida mortal no papado. Anulou o código de Justiniano, desapropriou o papado dos cinco Estados que este tinha no centro da Itália e tirou-lhe os poderes temporais. A ferida foi tão profunda que parecia que o papado não se recuperaria mais dela. O papa Pio VI foi levado para o cativeiro ( Apocalipse 13:10 ) e seus sucessores se autorecluíram no cativeiro, negando-se a aparecer em público até que se lhes restituissem os poderes temporais.

 8. Que viu São João aconteceria com a ferida mortal e que faria a humanidade? Apocalipse 13:3.

“…mas essa ferida mortal foi  e toda a Terra se seguindo a besta.”

Nota: Em 1929 Benito Mussolini assinou a célebre concordata com o papado, dando-lhe os 44 hectares que hoje constituem o Estado do Vaticano, recuperando-se assim o poder temporal dos papas. Desde aquela época voltaram a mostrar-se em público com poder e popularidade crescentes, fazendo viagens e sendo aclamados por multidões, inclusive em países protestantes como os E.U.A., em outros do bloco comunista e mesmo das Nações Unidas.

  1260 dias(anos) 
538
Edito
de Justiniano
1798
Ferida
de morte
1929
Concordata
Ferida Curada

ADORANDO A BESTA

 9. Quem são os que adorariam a besta? Apocalipse 13:8.

“E adorála-ão  os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram  no  da …”

Nota: Ao adorar a besta, também se adora o dragão, do qual é instrumento ( Apocalipse 13:4 ) e de quem recebe seu poder ( Apocalipse 13:2 ). Não estar inscrito no livro da vida, significa estar perdido. Por isso é que nosso Senhor Jesus Cristo disse que por cima de toda alegria deveríamos regozijar-nos porque nossos nomes estão escritos no Céu ( São Lucas 10:20 ).

 10. Que solene advertência proclama a mensagem do terceiro anjo contra aqueles que adoram a besta ou a sua imagem? Apocalipse 14:9-11.

“… Se alguém adora a besta e a sua imagem, e recebe a sua marca na fronte, ou sobre sua mão, também este  do  da de  , preparado sem mistura, do cálice de Sua ira, e será atormentado com  e diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos  dos  e não tem  algum, nem de  nem de ,os  da e da sua imagem, e quem quer que receba a  do seu nome.”

Nota: Sendo que estamos no fim do tempo da graça, Deus proclama a mais solene admoestação a fim de que não participemos do culto à besta, e ao mesmo tempo adverte que aqueles que consentem em fazê-lo terão que defrontar terríveis consequências de peso eterno.

Como notamos, a besta tem um sinal ou marca, o qual será aplicado sobre os que se perdem. Em que consiste esta marca fatídica? Será o tema de nosso próximo estudo. Mas agora, veja o contraste entre os seguidores da besta e o fiel remanescente do Senhor que apresenta a última parte da mensagem do terceiro anjo: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” ( Apocalipse 14:12 ).

MINHA DECISÃO – Senhor ajuda-me a cortar todo laço com esse poder apóstata que Tu ilustraste através da besta do Apocalipse 13, e dá-me forças para fazer parte do Teu remanescente fiel, perseverando nele até que Jesus volte.

Nome:_________________________________ Data:______/ ______/ ________


Compartilhe abaixo com seu amigos do facebook esta página de Estudos Sobre as Revelações do Apocalipse

Biblia Falada em MP3

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.